Negócios em Foco

Posthaus amplia portfólio de marcas com plataforma APIPASS


Florianópolis 04/08/2020 17h26

E-commerce buscou mais tecnologia para integrar serviços e oferecer mais variedade aos consumidores

Compra online na Posthaus - Divulgação

A pandemia provocou uma transformação digital nos negócios em um período recorde e também no comportamento dos consumidores. Milhares de lojas passaram a vender produtos na internet e as pessoas passaram a comprar mais online. De olho nos novos consumidores virtuais, os e-commerces buscaram mais tecnologia para melhorar seus serviços. Segundo dados de estudo do Movimento Compre&Confie, em parceria com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), de março a junho de 2020 o crescimento do volume de compras virtuais foi de 400% em comparação com o mesmo período no ano passado.

O Posthaus, um dos maiores portais de e-commerce de moda do país, contratou a plataforma APIPASS, da Supero Tecnologia, para realizar a integração dos diferentes sistemas empresariais. A APIPASS é uma solução iPaaS (Integration Platforms as a Service) que integra todo o negócio – softwares, sistemas e aplicativos – em um só canal, gerando economia de tempo e dinheiro.

Os números do Posthaus impressionam: são 10 milhões de visitas por mês, mais de 80 lojas virtuais de marcas nacionais e internacionais, como Colcci, Farm e Malwee, e 30 mil itens diferentes vendidos para todo o Brasil a cada mês. Atuando principalmente no segmento de moda feminina, a empresa tinha a necessidade de integrar a sua plataforma de marketplace com outros vendedores rapidamente para conseguir ampliar seu portfólio de produtos ofertados. O gerente de TI do Posthaus, Robson Schmidt, explica que já utilizavam algumas APIs, mas se depararam com novos fornecedores que utilizam sistemas não compatíveis, por isso viram a necessidade de uma plataforma mais completa.

“Buscamos uma plataforma pela agilidade que precisávamos nessa integração, que praticamente reduziu pela metade o tempo se fossemos criar uma solução do zero. O principal resultado é esse: já temos novas marcas em nosso portfólio, diversificação de produtos, e isso impacta no e-commerce inteiro, aumentando as vendas e sendo essencial para a estratégia de crescimento da empresa”, explica Robson.

A plataforma APIPASS hoje é responsável por processar todas as transações entre o Posthaus e seus vendedores, mais de 350 mil requisições por dia.

Integração melhora eficiência operacional

O executivo de operações e negócios da Supero responsável pela plataforma APIPASS, Valdemir Silveira, explica que, mais do que nunca, as empresas precisam otimizar os seus custos e não podem gastar mais em projetos de integrações do que propriamente na implantação de um software em seu negócio.

“Realizar processos de integração manualmente é possível, porém é demorado, custa caro e não permite escalar. Os problemas entre as integrações surgem com frequência, ocasionando falhas no envio de informações, duplicidade ou perda de dados e diversos erros que interrompem a operação e exigem horas de desenvolvimento até identificar e solucionar os problemas”, explica.

De acordo com um levantamento da consultoria Gartner, 45% dos recursos materiais e humanos em novos projetos de TI são gastos na integração. Estes são alguns dos motivos que estão levando muitas empresas a automatizarem suas integrações. Dessa forma, o mercado de integrações como serviço (iPaaS, na sigla em inglês) não para de crescer. O Gartner prevê que até 2022 serão investidos 3 bilhões de dólares em soluções iPaaS, que prometem aumentar a eficiência operacional de qualquer empresa.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com