Negócios em Foco

Conheça os tipos de guindaste e suas utilizações


São Paulo 10/01/2020 13h44

Existem alguns tipos de guindastes e eles podem ter estruturas fixas no chão, em outros suportes ou em caminhões.

Cada modelo possui suas peculiaridades e maneiras de utilização (o profissional especialista vai saber qual o melhor guindaste a utilizar em cada serviço), podendo variar em tamanho, sustentação e aparência.

Hoje em uma obra é cada vez mais comum ser realizada a locação de guindaste, reduzindo custos. E para realizar a locação, é muito importante conhecer a particularidade de cada guindaste.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com alguns tipos de guindastes e suas utilizações. Acompanhe!

O que é um guindaste?

Os guindastes são máquinas que usam alavancas e / ou polias para levantar pesos significativos. Eles podem parecer uma invenção relativamente moderna, mas essas máquinas foram efetivamente utilizadas, pelo menos nos últimos 2000 anos, ou mais.

Os romanos utilizavam guindastes para construir grandes monumentos. Igrejas medievais foram construídas com eles. Além disso, os egípcios podem tê-los usado para criar pirâmides. A versão moderna pode ser simples ou complexa, e variam de acordo com sua aplicação.

Este equipamento relativamente simples é o guindaste móvel. A lança telescópica (braço) ou treliça de aço montam sua plataforma móvel. As polias ou alavancas elevam a lança. Geralmente um gancho suspende a peça a ser elevada.

A plataforma de uma grua móvel pode ter tradicionais rodas, rodas projetadas para trilhos de trem, ou uma pista de lagarta, que é útil para navegar em superfícies não pavimentadas e desiguais.

Eles podem ser usados para demolição ou de terraplanagem, substituindo o gancho por uma ferramenta adequada, tal como uma bola de demolição ou balde. Uma série de tubos hidráulicos que se ajustam para formar a lança que também pode ser móvel.

Conheça abaixo alguns tipos de guindastes:

Guindaste de caminhão

Suporta grandes cargas e é muito utilizado em indústrias, fábricas, principalmente para carga e descarga. Acoplado em caminhão, esse tipo de guindaste combina a potência de um dispositivo para grandes cargas com a mobilidade oferecida pelo veículo.

Apoios laterais também estabilizam estes equipamentos. Eles tendem a ser usados em terrenos acidentados, como o nome sugere, e são frequentemente usados para pegar e transportar materiais.

Guindaste pórtico

Encontrados em portos e ferrovias, onde descarregam e transportam contentores. Este tipo de equipamento é especial, pois que eleva os materiais dentro e fora dos navios.

As bases são as vigas mestras enormes que funcionam nos trilhos, assim levantando recipientes que podem ser movidos de uma posição para outra. Este tipo de equipamento é especial, pois eleva os materiais dentro e fora dos navios.

Mini Guindaste

Pode ser utilizado em espaços reduzidos e é estável, mesmo com grandes volumes. Fácil de estabilizar e manobrar ele também exerce baixa pressão sob o solo, tem disco de freio hidráulico e sensor de inclinação.

Guindaste torre

Sendo o mais conhecido, eles possuem uma base fixada ao chão e precisa ser montado peça por peça para atingir sua altura. Ele se parece uma escada longa e no seu final possui a cabine de comando.

A base parece com uma escada longa, e o crescimento é perpendicular à base. Guindastes de torre são utilizados para construir edifícios altos, e, no caso de arranhas céus, o guindaste de torre é muitas vezes montados e afixado no interior do edifício durante a construção.

Utilize o guindaste na sua construção

Como vimos neste conteúdo, o guindaste é um equipamento que têm sido muito utilizado nas construções para levantamento de cargas pesadas.

Cada modelo de guindaste possui particularidades e maneiras de utilização diferentes de acordo com cada tipo de obra.

Os tipos mais conhecidos são o guindaste caminhão, pórtico, mini guindaste e o guindaste torre, que é o mais conhecido e utilizado.

Gostou desse conteúdo? Agora é escolher o guindaste correto para aplicar na sua construção ou reforma.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com