Negócios em Foco

Inovação disruptiva no Direito: empresas brasileiras ajudam a modernizar a rotina do advogado


São Paulo 09/07/2020 16h41

Pexels

Inovação disruptiva (ID) define a transformação de uma tecnologia, produto ou serviço em algo novo, mais simples, conveniente e acessível. A ID se tornou presente em diversos mercados, que até então eram tradicionais e conservadores, muitas vezes não adaptado ao uso de novas tecnologias, como por exemplo, o mercado jurídico.

Porém, nos últimos anos, as chamadas lawtechs ou legaltechs surgiram para criar produtos e serviços de base tecnológica para melhorar a rotina destes profissionais. O setor já atingiu investimento recorde de mais de US$ 1 bilhão no mundo todo, segundo pesquisa da Lawgeex. Essas empresas oferecem softwares, aplicativos e plataformas que transformam a rotina de trabalho dos advogados, que agora podem gerir seus escritórios e processos, fazer consultas de matérias e até mesmo ter acesso a modelos de petições para facilitar o trabalho em ações judiciais.

“O setor jurídico tem fama de ser avesso a mudanças e inovações, mas isso tem mudado cada vez mais”, comenta Renan Oliveira, o co-fundador do site Previdenciarista (https://previdenciarista.com/) lawtech nacional que criou uma plataforma de conteúdo que auxilia a atualização do advogado previdenciário.

Direito no Brasil e a tecnologia

Pesquisa da OAB aponta que há mais de 1,1 milhão de advogados no Brasil e o Judiciário brasileiro tem, atualmente, 100 milhões de processos em tramitação. As startups jurídicas, que já somam mais de 100 no país, segundo a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), propõem ‘arrumar a bagunça’ do setor e modernizar a rotina dos profissionais da área.

"Essas startups conseguem reunir por meio de inovação e tecnologia processos do país inteiro, com movimentação e decisões anteriores, trazendo maior eficiência ao trabalho dos profissionais envolvidos no andamento do processo judicial e maior assertividade na tomada de decisões por meio de métricas. Está cada vez mais fácil para o advogado enxergar o panorama geral dos processos no Brasil", explica Renan.

Lawtech do Rio Grande do Sul oferece ferramentas que modernizam a rotina dos advogados

Pensando em facilitar ainda mais a rotina destes profissionais, a startup criou em seu site a calculadora de benefícios previdenciários, que permite fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos - bastando o usuário enviar o CNIS do segurado para a tecnologia organizar todos os vínculos rápidamente; ter o diagnóstico de todos os benefícios disponíveis do segurado; e as melhores petições para cada caso do cliente do advogado.

"Por meio dessa solução o advogado insere os períodos que o segurado possui contribuição ou envia o CNIS do INSS e o sistema puxa automaticamente os períodos, informando atividades especiais, conforme o caso. A calculadora retorna um relatório com todos os benefícios aptos ou não, inclusive com Revisão da Vida Toda, tanto antes como depois da Reforma da Previdência. Isto possibilita que o usuário terá todas as informações necessárias de forma rápida e segura, otimizando tempo", explica.

Para ele, os advogados perdem muito tempo com cálculos previdenciários, o que afeta no desempenho do trabalho e no atendimento aos seus clientes. “O objetivo do Previdenciarista é tornar a vida dos profissionais do Direito menos burocrática. Ele não precisa ocupar espaço da rotina para fazer contas e escrever petições enormes, pois a inteligência e tecnologia do nosso site já faz isso por ele”, finaliza.

Além da calculadora, o site do Previdenciarista.com - startup nascida em Santa Maria no Rio Grande do Sul (RS) - conta com mais de 2200 modelos de petições previdenciárias práticas e objetivas, usadas em casos com clientes reais que ganharam processos. A plataforma está no ar desde 2013 e, desde então, já soma mais de 2 milhões de visitas e cerca de 10 milhões de visualizações de páginas.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com