Negócios em Foco

Contratações e onboarding são redesenhados pelas empresas


Rio de Janeiro 07/04/2020 18h40

Na fintech Zoop, apesar do coronavírus, mês de março teve 20 admissões em São Paulo e Rio de Janeiro

Cruz, da Zoop: "O onboarding é fundamental, pois assumimos um compromisso muito grande de mover dinheiro dos nossos parceiros."

As empresas que estavam em ritmo acelerado de contratação antes da pandemia de coronavírus atingir o Brasil têm reinventado seus modelos tradicionais de recepção dos novos talentos. Com as recomendações de quarentena divulgadas pelo Ministério da Saúde, dinâmicas que eram realizadas com todo o calor humano, agora são desafiadas pela tela dos notebooks.

A fintech Zoop, que conta atualmente com 320 funcionários espalhados por São Paulo e Rio de Janeiro, contratou 20 colaboradores durante o mês de março. A reformulação do onboarding foi feita em apenas dois dias e desde os primeiros dias do mês passado todos os funcionários trabalham de casa.

Fabiano Cruz, CEO da Zoop, conta que a recepção tradicional tem duração de três dias e acontece a cada quinzena. “Ao todo, são cerca de dez áreas e doze porta vozes participantes do nosso onbording. Essa agenda é focada em trazer os novos Zoopers para aprender na prática mais sobre os nossos produtos, cultura e isso tudo gera uma maior aproximação entre os times e um momento de integração muito bacana. Fora que esse processo é fundamental para dar aquele impulso e encurtar distâncias. Aqui é muita correria, precisamos saber com quem falar, pois assumimos um compromisso muito grande de mover dinheiro dos nossos parceiros”, afirma o executivo.

Fabile Migon, diretora de Gente da Zoop, explica que o onboarding, totalmente virtual, tem sido levado com a mesma dedicação. “Estendemos para cinco dias, para que os novos Zoopers possam estar em contato conosco diariamente na primeira semana, tanto para tirar dúvidas, mas também para se sentirem mais acolhidos e confortáveis. Sempre deixando o canal aberto para que eles possam entrar em contato via slack, hangout, Zoom, Whatsapp, telefone ou por qualquer outro canal de comunicação e sempre que for necessário, assim como fazemos no escritório.”

Além da recepção ainda mais atenciosa, Fabile pensa que um dos maiores desafios de quem entra é não ter o contato físico com as pessoas do time, como gestores e colegas de uma forma geral. Por isso, além de um time receptivo, a empresa tem implementado ações virtuais de engajamento dos colaboradores.

“Lançamos o #CaféComGente, onde nos reunimos todos para trocar ideias e começar bem o dia. À tarde, temos o #BoraAlongar, nossas aulas de ginástica laboral online. E ainda oferecemos crédito para os Zoopers na sua carteira iFood #poweredByZoop, para comprar pipoca e outras guloseimas que oferecemos no escritório. Sempre às sextas, fechamos o dia com o Conexão Zoop #tchaucorona, a live semanal que reúne os nossos 320 Zoopers e coloca todo mundo na mesma página. Uma vez a cada quinze dias também organizamos o happy hour #SoulZoop, com DJ ao vivo online”, finaliza Fabile.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com