Negócios em Foco

Clube do Livro encerra atividades de 2018 com obra de Machado de Assis


RIBEIRAO PRETO 14/12/2018 16h09

“O Alienista” foi a última obra abordada em 2018 no tradicional encontro da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

Ribeirão Preto (SP), 13 de dezembro de 2018 – Com encontros mensais e uma dúzia de livros lidos e comentados dentro da roda de conversa do Clube do Livro da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, o tradicional encontro encerrou sua agenda de dezembro no último sábado (8). A obra debatida foi O Alienista, de Machado de Assis, um dos maiores escritores nacionais e referência da literatura brasileira. O bate papo aconteceu na sede da Fundação e contou com vários participantes, entre novatos e veteranos.

“O encontro me despertou bastante interesse, por ser Machado de Assis. O legal da discussão sobre literatura é que você não precisa gostar da obra para conversar sobre ela”, comentou o novato no grupo Mario Oliveira. Segundo ele, o interesse deste encontro é que leva a literatura para a população de Ribeirão Preto, levantando diversas discussões sobre a abordagem do livro. “Isso aumenta a ânsia por ler novos livros”, acrescenta o estudante.

Já os veteranos, relatam a importância do encontro em suas vidas e contam que, após a participação no grupo, transformou o interesse pela leitura e por novos autores, como é o caso da psicopedagoga Adelaide Guimarães. “Participar destes encontros aumentou minha vontade em conhecer novos autores e livros e despertou ainda mais minha curiosidade”, disse.

A aposentada Maria da Graça, comenta a importância de outras pessoas lerem o mesmo livro e discutirem depois a obra. “Durante nossa conversa, pensamentos e pontos de vista diferentes aparecem. Isso enriquece nosso pensamento e nos deixa mais atentos para o próximo livro”.

Estrangeiros também participaram deste último encontro do Clube do Livro de 2018. A professora argentina Graciela Terenzi está há 40 anos no Brasil e não tinha conhecimento do autor escolhido para o encontro. “Meu primeiro contato com a literatura brasileira foi o livro de Jorge Amado e agora conheci esta obra de Machado de Assis. Ouvi muito bem dele e fiquei ansiosa em conhecê-lo”.

O Clube do Livro continua com o mesmo formato para 2019, com calendário anual e com novas obras, sem repetir nenhum autor ou obra dos anos anteriores. “O grupo vem evoluindo muito nos últimos dois anos. Crescemos em tamanho e em engajamento. As leituras foram se alinhando com a preferência do grupo e as discussões ficaram mais ativas e dinâmicas. A participação dos membros é cada vez maior e estamos sempre recebendo pessoas novas. Hoje, temos um grupo mais maduro e unido”, destacou a curadora do Clube do Livro, Gabriela Pedrão.

O ENCONTRO - O Clube do Livro tem como principal objetivo criar um espaço para debater e refletir sobre as diferentes nuances de textos literários. É uma forma de estimular a leitura e passear por narrativas de diversos autores. A atividade faz parte do Plano Anual da Fundação do Livro e Leitura e conta com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC. Com curadoria da bibliotecária Gabriela Pedrão, o grupo ganhou um novo perfil, mais jovem e interativo, sendo hoje um dos principais programas permanentes da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. É aberto à comunidade da cidade e região. A participação é gratuita.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Contato | Anuncie
Copyright © 2021 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com