Negócios em Foco

Participação de lojas em marketplaces brasileiras aumenta 90,7% em 2018


São Paulo - SP 10/10/2018 11h16

61% do total de sellers operam em shoppings virtuais há menos de um ano, o que mostra que o modelo de marketplaces ainda têm muito espaço para crescer

MarketPlace - Divulgação

O segmento de marketplace segue trilhando como principal canal de vendas online no Brasil. Segundo dados apresentados no último Panorama dos Marketplaces no Brasil, apresentado pela empresa Precifica, o país hoje conta com 14.204 sellers, aumento de 90,7% em comparação com 2017, em que o total de sellers era de 7.448. Além disso o estudo constatou que 61% do total de sellers operam em shoppings virtuais há menos de um ano, o que mostra que o modelo de marketplaces ainda têm muito espaço para crescer.

Segundo o estudo, as principais categorias com vendedores ativos nos marketplaces são “Móveis e Decoração”, com 3.962 lojistas, seguido por “Esporte e Lazer” com 3.794, e “Utilidades Domésticas” com 3.754. Além disso a grande maioria dos vendedores preferem atuar em apenas um marketplace. Atualmente 80,6% dos sellers preferem manter-se fiéis a um único marketplace. 13,9% atuam em dois sites diferentes e 5,5% atuam em 3 sites.

Outra tendência entre os vendedores está na atuação em poucas frentes. 82,8% estão presentes em até seis departamentos diferentes, sendo que a maioria participa em apenas duas. Um exemplo é a loja virtual ImpressorAjato.com que apesar de contar com site próprio, também utiliza a estrutura de marketplace para ampliar o alcance entre os consumidores. “A estrutura e confiabilidade que os grandes varejistas oferecem fazem com que lojas menores, ou mesmo iniciantes, tenham maior facilidade em fechar uma venda”, explica Daniel Monteiro, analista da ImpressorAjato.com.

Por outro lado o modelo de marketplace está sendo um grande negócio para as lojas “âncoras”, que aproveitam o aumento do catálogo oferecido pelos sellers para potencializar as chances de venda direta. No último ano o número de produtos oferecidos pelos sellers aumentou 40,2%, passando de 6,3mi para 8,9mi. As ofertas diretas, feitas pela própria empresa âncora, hoje representa 25,2% do total.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com