Negócios em Foco

CHEFES DE FAMÍLIA EM 40,5% DOS LARES, MÃES ENSINAM OS FILHOS A LIDAR COM O DINHEIRO


Belo Horizonte / MG 14/05/2019 16h48

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA INFÂNCIA TAMBÉM FORTALECE OS VÍNCULOS FAMILIARES

Nos últimos anos, muitas mulheres vêm colocando a educação financeira na base da alfabetização dos seus filhos. Além de fortalecer os vínculos familiares, esse movimento é reflexo da posição que muitas delas passaram a ocupar dentro das famílias. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2015, as mulheres estão à frente de 40,5% dos lares brasileiros.

Levar esse tipo de conhecimento para as crianças auxilia os pequenos a ter mais autonomia para lidar com seus ganhos e evitar dívidas futuramente. “Historicamente as mulheres nunca foram estimuladas a lidar com as finanças, um lugar predominantemente masculino. Na busca pela independência, muitas delas tomaram esse lugar para si e, agora, passam para os filhos”, elucida Ana Carolina Ramos Sousa de Menezes, superintendente da Unicerd Multirregional.

A superintendente está à frente do projeto Cooperaeduca, dentro da Unicred Central Multirregional, que visa disseminar os princípios cooperativistas e estimular o uso consciente do dinheiro entre os pequenos. “Como profissional do universo financeiro, e mãe, vejo a importância de ensinar as crianças a lidarem com o dinheiro de uma forma menos emocional e mais cuidadosa, para que sejam independentes no futuro”, acredita.

Entre as lições passadas aos filhos estão tópicos como: poupar dinheiro; planejamento; investimento; avaliação da necessidade real do gasto; lidar com frustração; dissociar dinheiro de felicidade; mostrar que ser é mais importante do que ter. “Não adianta nada só falar e não fazer. As crianças aprendem

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com