Negócios em Foco

Dia Mundial do Rim alerta para a necessidade de estratégias de prevenção e gerenciamento das doenças renais


Rio de Janeiro 13/03/2019 13h55

Em 2019, "Saúde do Rim para todos" é o tema da campanha da Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Comemorado na segunda quinta-feira de março, em 2019, o Dia Mundial do Rim acontecerá no dia 14 de março. A Sociedade Brasileira de Nefrologia definiu a data para chamar a atenção da população sobre a importância do cuidado com as funções renais.

Com a campanha "Saúde do Rim para Todos", o tema de 2019 parece simples, mas não é. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, estima-se que haja atualmente no mundo 850 milhões de pessoas com doença renal, decorrente de várias causas. No Brasil, 20% da população apresenta algum grau de insuficiência renal.

"O cuidado com a saúde de rins, possui, infelizmente, um viés econômico, geográfico e de gênero. Para se ter uma ideia, 85% das insuficiências renais acontecem em países subdesenvolvidos. No Brasil, por exemplo, os profissionais de nefrologia e as tecnologias que auxiliam nesse tipo de tratamento estão majoritariamente concentrados na região sudeste do país, o que faz com que o atendimento a esse tipo de especialidade seja ineficiente em áreas remotas", explica Rubens Lodi, médico nefrologista, professor de Nefrologia da Universidade Metropolitana de Santos e consultor técnico-científico da B. Braun Brasil.

De acordo com Lodi, pacientes com diabetes, lúpus, hipertensão, entre outras doenças são mais propensos a desenvolver doenças renais. Porém, concentrar o rastreio apenas nesses pacientes é um erro. "O rim não apresenta sintoma específico. Uma náusea, por exemplo, costuma ser associada a um problema de fígado e as pessoas acabam não fazendo esse vínculo com o rim. Por isso é tão importante realizar exames de rotina que também verifiquem as funções renais - como os exames de urina que meçam os níveis os níveis de proteína urinária e os níveis de creatinina no sangue - o quanto antes possível e em todas as idades", argumenta Lodi.

Buscando promover um debate sólido sobre o assunto, empresas e entidades promoverão palestras e ações de conscientização. Posicionada como um parceiro em diálise, a B. Braun levará para seus 1400 colaboradores essa conscientização sobre a crescente presença de doenças renais em todo o mundo, e ressaltará a necessidade de prevenção e gerenciamento dessas doenças.

Além de palestras a fim de proporcionar uma visão clara sobre o assunto, bem como para esclarecer eventuais dúvidas, o restaurante da empresa servirá um cardápio especial elaborado para a data. O objetivo é abordar de forma prática quais os melhores alimentos e nutrientes para a saúde dos rins.

"As pessoas precisam entender que é preciso optar por estilos de vida mais saudáveis e principalmente estar sempre alerta no cuidado com o próprio rim, em todas as fases da vida. O poder público precisa estar alinhado a isso implementando e aprimorando políticas transparentes que regulem o acesso universal e sustentável a serviços de cuidados da saúde. O rastreamento de indivíduos de alto risco, o diagnóstico e tratamento precoces são eficazes em termos de custo para prevenir ou retardar doenças renais em estágio terminal", finaliza Lodi.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com