Negócios em Foco

Checklist de veículo: veja como ele pode salvar sua vida


São Paulo - SP 13/03/2018 07h37

Pequenos cuidados podem ser decisivos para evitar acidentes

Frequentemente é necessário estar atento às peças e itens diversos que fazem parte de um veículo. Estar atento às condições dos pneus, do motor, dos limpadores de para-brisas, do nível de óleo, da carga da bateria, dentro outros, pode ajudar a salvar sua vida. Isto, porque, para que possa sempre utilizar seu veículo para deslocamentos ao trabalho, mas também em momentos de lazer, em viagens de férias ou a negócios, ser precavido para evitar muitas dores de cabeça desnecessárias!

E não é só quem possui um carro zero quilômetro que pode estar despreocupado. Seguindo as dicas que vamos apresentar aqui, você que possui modelos de carros usados ou seminovos pode desfrutar de seu automóvel com muita segurança a partir de pontos essenciais de manutenção preventiva, especialmente se estiver para decidir pela compra de um carro usado em Curitiba!

O que é o checklist de veículo?

Checklist de veículo nada mais é do que uma lista de testes a serem realizados em seu carro para ver se ele está em perfeitas condições de uso. Esse testes geralmente incluem itens a serem utilizados para renovar estruturas, observar funcionamentos e revelar a necessidade de aquisição de produtos para melhorar seu desempenho.

À medida que cada teste vai sendo realizado, o mecânico, o proprietário do carro ou mesmo responsável por sua revisão, vai marcando com um “check”, que nada mais seria do que um risco em formato da letra “v”, que aquele item foi verificado e está em perfeita condição de uso. Assim, passa-se ao próximo item!

Como dica aos proprietários de carro que possuem mais facilidade de acesso a aplicativos em seus smartfones, existem inúmeros recursos para inserir itens para um checklist, o que ajuda muito na hora de realizar esta tarefa de verificação e de não deixar pra trás nenhum item importante. Afinal de contas, é necessário sempre priorizar cada item com responsabilidade, uma vez que isso oferecerá ao motorista e demais ocupantes do carro a segurança de que precisam para deslocar-se por suas cidades ou mesmo em viagens de pequenas, médias ou longas distâncias.

Cuidados com a manutenção do veículo

Um carro zero quilômetro tem a tendência de não precisar dessa manutenção preventiva, mas vale ressaltar que calibrar os pneus e conferir o alinhamento é válido para todos os carros! Estar com o seguro em dia também é uma boa forma de evitar problemas. Havendo qualquer incidente, é só acionar a seguradora para resolver qualquer tipo de dificuldade de locomoção, seja a falha de uma bateria ou casos mais graves envolvendo acidentes.

Como já diria a sabedoria popular, “prevenir é o melhor remédio”, então podemos aplicar esta máxima também no quesito de cuidado com um carro! O quanto mais sua checagem estiver em dia, melhores condições de segurança ele irá lhe proporcionar – e isto, inclusive, pode salvar sua vida!

Fique ciente que uma manutenção bem feita tem um valor agregado absurdamente inferior ao que você gastaria com qualquer tipo de problema que possa surgir inesperadamente quando está ao volante.

Tenha sempre em mente os cuidados com estes elementos básicos, procedimentos que usuários que possuem carros de fácil manutenção como um Fiat Uno realizam de maneira simples e cômoda nas concessionárias:

1. Situação do estepe;

2. Validade e carga do extintor de incêndio;

3. Funcionamento dos limpadores de para-brisas;

4. Luzes em funcionamento dos piscas;

5. Funcionamento da luz de freio;

6. Nível de bateria;

7. Situação dos fusíveis.

Todos esses itens precisam estar em um perfeito estado de funcionamento, uma vez que ficar parado com o carro numa rua ou mesmo numa estrada pode se tornar um problema com a polícia: além de multas, seu carro pode ser apreendido ou, até mesmo, causar graves acidentes no trânsito. Portanto, sempre que alguns desses itens pare de funcionar, procure uma oficina e faça os reparos necessários.

Evite acidentes: só viaje verificando cuidados necessários

Vai pegar a estrada para viajar com seu Chevrolet Onix que acabou de retirar na concessionária? Pois então saiba que, além dos exemplos citados para o dia-a-dia de um veículo, para o caso de uma viagem são ainda maiores as necessidades de estar atento ao quadro geral em que se encontra seu carro, mesmo sendo ele novo ou usado!

Fique atento ao check list de itens que devem ser verificados antes de colocar as malas no carro e seguir viagem:

1. Nível do óleo do motor;

2. Nível da água da bateria;

3. Partes elétricas;

4. Calibragens de pneus e estepe;

5. Extintores, cintos de segurança e piscas;

6. Kit de reparo: macaco, triângulo de sinalização e chave de rodas;

7. Funcionamento das lâmpadas internas e faróis;

8. Disco, fluído e das pastilhas de freio;

9. Nível da água do limpador de para-brisas;

10. Verificar limpadores e paletas do para-brisas.

Oficinas mecânicas de qualidade já estão preparadas para fazer esta verificação completa para os clientes em pouco tempo. Na necessidade de reparos, estes serviços não costumam demorar mais que algumas horas. Claro, não deixe para levar o carro na oficina na véspera da viagem, imprevistos acontecem, e você poderá não seguir viagem.

Na questão da verificação do nível de óleo, isto deve ser feito pelo menos mensalmente, já que se o óleo baixar regularmente pode estar sinalizando que algum problema está ocorrendo com o veículo, e isso deve ser verificado o mais rápido possível.

Na calibragem e verificação de rotina nos pneus, se falhas forem observadas de forma não uniforme no pneu é importante levar o carro até um centro automotivo para uma calibragem e alinhamento da suspensão. Problemas com a direção são fatores que rotineiramente causam graves acidentes nas estradas.

Carros usados, como os modelos de marcas tradicionais, como o Chevrolet Prisma possuem equipamentos de qualidade no quesito de segurança. Mesmo assim, precisam de uma atenção constante para que tenham bom funcionamento. Não basta somente completar o tanque de combustível e sair dirigindo. O carro precisa de atenção, cuidados e ações preventivas.

Gostou deste artigo? Continue acompanhando as postagens em nosso blog. Certamente elas poderão ser muito úteis para cuidar bem do seu carro. Compartilhe nossas informações em suas redes sociais e aproveite a oportunidade de ter conhecido os itens citados e faça já um checklist preventivo em seu carro!

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com