Negócios em Foco

Dicas sobre materiais hidráulicos: tubos, conexões, registros e sifões


São Paulo, SP 14/05/2018 11h38

Confira os produtos que compõem a parte hidráulica da sua casa e entenda a importância de cada um deles.

material hidráulico - material hidráulico

Ao decidir fazer uma reforma ou construção, é preciso fazer um planejamento considerando as tomadas de decisão desde a fase da estruturação até os acabamentos finais.

Entre a fase inicial e os últimos acabamentos, é preciso dedicar atenção à parte hidráulica do imóvel, responsável por levar água às torneiras, descargas, etc.

De fato, não é uma fase muito legal durante uma reforma. No entanto, é imprescindível dedicar atenção a ela para evitar problemas com vazamentos na casa ou mesmo com mau cheiro no banheiro.

Sendo assim, preparamos algumas dicas explicando questões sobre materiais hidráulicos. Confira abaixo!

Tubos e Conexões

No que se refere às tubulações, vale conhecer quais são os principais tipos para escolher a opção que mais cumpre as suas necessidades.

PVC: O tubo de PVC é o tipo mais comum. Ele conta com fácil manuseio e suporta até 25ºC, por isso, é o mais indicado para água fria.

CPVC: Esse tipo de tubulação é mais flexível, visto que é indicada para água quente e fria (já que suporta até 80ºC). Além disso, também garante manuseio prático e instalação facilitada.

PEX: O PEX é um tipo de tubulação semelhante a uma mangueira. Dessa maneira, ao optar por essa opção, é possível dispensar algumas conexões. Além disso, esse modelo suporta água quente e fria.

Cobre: A tubulação em cobre necessita de isolamento térmico e mão de obra especializada para fazer a devida instalação. No entanto, é o tipo que possui mais tempo de vida útil, podendo suportar até 1100ºC, sendo mais indicado para caldeiras.

Registros

O registro é superimportante para controlar a saída e a pressão da água nos tubos. Dessa maneira, quando ocorre algum tipo de vazamento, ou problemas na torneira, o melhor a fazer é fechar o registro. Essa ação também é válida durante a troca ou manutenção dos materiais hidráulicos.

Registro de gaveta: O registro do tipo "gaveta" trabalha totalmente fechado ou aberto, isto é, sua função não é controlar o fluxo de água, mas sim liberá-la ou bloqueá-la totalmente.

Esse tipo de registro é mais utilizado onde os reparos e manutenções são feitos com mais frequência, como em colunas de distribuição, por exemplo.

Registro de pressão: Já o registro de pressão trabalha com a regulagem da água. Sendo assim, sua função é dosar o quanto de água passará pela tubulação. Diferentemente do registro de gaveta, ele é mais indicado para equilibrar a quantidade de água em saídas de torneiras e chuveiros, por exemplo.

Sifão

O sifão tem a função de proteger o imóvel contra o mau cheiro do esgoto, já que os tubos da rede estão sempre cheios de gases. Você pode instalá-los em:

- Caixa e/ou reservatório;
- Pias;
- Lavatórios;
- Ralos.

Agora que você já entende um pouco mais os sobre a importância da parte hidráulica da sua casa, confira os produtos que compõem o conjunto de material hidráulico na Telhanorte.


Mais informações:

Divulgado por

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com