Negócios em Foco

Expansão dos cafés especiais oferece oportunidades de negócios


São Paulo - SP 07/06/2018 01h47

Com a crise ainda deixando marcas profundas para os empreendedores e investidores do mercado brasileiro, criatividade e inovação são palavras de ordem quando o assunto é otimizar lucros. Através da originalidade e da exploração de nichos de mercado específicos, diversas pessoas vêm conseguindo driblar as adversidades financeiras e se manter ativos enquanto empreendedores no país.

Um desses exemplos é o mercado de cafés especiais que segue em grande expansão no Brasil. Pesquisas no setor apontam que o consumo dos cafés especiais obteve um crescimento de 13% no último ano no Brasil.

Para quem ficou interessado em aproveitar a onda de crescimento do setor e investir na área, confira algumas dicas.

O que é o café especial?

Primeiramente, é necessário compreender com qual tipo de produto você vai lidar. Os cafés especiais são produtos que atingem a marca de mais de 80 pontos na Metodologia de Avaliação Sensorial da SCA (Security Cofee Association). Esse método de avaliação leva em conta diversas características dos grãos que oferecerão ao consumidor uma experiência muito mais agradável e sensorial ao beber café, como, por exemplo: aroma, doçura, sabor, acidez, uniformidade, finalização e harmonia.

Se uma safra de café atinge os 80 pontos durante a avaliação da SCA, passa a ser considerado um café especial. Mais do que somente o puro consumo da cafeína, esses grãos têm como finalidade proporcionar uma experiência completa de degustação.

O Mercado

Pesquisas apontam que 12% do consumo de café no Brasil atualmente está vinculado ao mercado de cafés especiais. O consumo interno de café no Brasil em 2017 foi estimado em 21,5 milhões de sacas, que correspondem a aproximadamente 1,07 milhão de toneladas, ou seja, o volume desse produto consumido no país é enorme.

O Brasil é o segundo país no mundo que mais consome café. De acordo com dados do Observatório do Café, estima-se que cada brasileiro tenha como média de ingestão 6,12kg de café por ano, o que equivale a aproximadamente 81 litros/habitante/ano. Com certeza esse é um mercado com grande potencial de exploração por parte de empreendedores que desejam investir no país.

Investimento

Diferente do que muitos podem pensar, o investimento para empreender no ramo dos cafés especiais não é alto. Claro que por ser um produto de qualidade, que atrai como principal público alvo os verdadeiros fãs de café, há insumos que são adquiridos por valores mais altos, mas o retorno é ainda maior quando você efetuar a venda desse café para o seu consumidor, já que muitas pessoas não se importam de pagar um pouco mais caro pela qualidade e exclusividade do café.

Em relação ao equipamento necessário para a criação do seu negócio, existe outra vantagem: a estrutura é adaptável à sua realidade financeira. É possível adquirir uma maquina de torrar café ou moer o produto de acordo com a demanda do espaço que você quer montar, favorecendo a criação de negócios de diferentes proporções.

Vale destacar também que para quem deseja investir em um negócio que envolva o mercado de cafés especiais, a capacitação de uma equipe qualificada é uma das principais necessidades. Com mudanças que atingem o mercado periodicamente, estar atualizado é uma obrigação. Além disso, ter em seu quadro de funcionários profissionais capazes de oferecer o que existe de melhor no ramo, como os baristas e os torradores de café, agrega um valor à sua marca e produto.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com