Negócios em Foco

Conheça as melhores estratégias de gestão de estoque para mercearias


São Paulo - SP 12/07/2019 23h30

O estoque de produtos é parte fundamental para o pleno funcionamento das mercearias e minimercados. O controle de estoque, quando feito adequadamente, possibilita que um estabelecimento ofereça diversidade de produtos e também que o gestor possa comprar no atacado com muito mais assertividade. Saiba mais sobre como um estoque organizado e pensado pode ajudar sua mercearia, continue lendo.

Organização

A organização do estoque é o primeiro passo para que uma empresa possa (re)planejar o fluxo de trabalho e aderir a melhores práticas dentro deste setor. Por isso, avalie o espaço total do ambiente, a disposição de prateleiras e mesas, e se for o caso, faça as alterações conforme necessidade.

Ao fazer a compra no atacado, lembre-se que produtos com maior saída, devem estar em locais de fácil acesso, ao passo que os de menor saída devem ficar em pontos estratégicos. Crie um sistema de separação de mercadorias, por exemplo, uma seção para conservas e enlatados no atacado, outra para grãos no atacado e assim por diante.

Abastecimento e Variedade

Após separar e organizar devidamente os produtos, você terá maior visibilidade sobre os itens que tem e que precisam ser repostos. Leve em consideração a sazonalidade para comprar sorvete no atacado, aves no atacado e peixes no atacado.

À medida que o abastecimento de estoque é feito de forma planejada, não haverá promoções em larga escala, que diminuem a margem de lucro.

Além da profundidade de estoque - que se refere a quantidade de produtos disponíveis de uma mesma SKU, também é necessário avaliar a variedade de SKUS disponíveis, isso é, marcas, tamanhos e sabores diferentes.

Reposição

Naturalmente a reposição do estoque ficará mais fácil com as dicas que demos acima, mas ainda sim é preciso pensar em outro fator determinante para que você consiga colocar em prática a melhores estratégias de gestão de estoque para mercearias e minimercados.

Seja criterioso para a escolha de fornecedores no atacado. Dessa forma você evita atrasos com recebimento de mercadorias ou pior: entrega de produtos no atacado que você não pediu.

Na hora de comprar no atacado, lembre-se que conseguir um ótimo preço é importante, mas seus consumidores sem dúvidas também vão procurar pelas marcas mais conhecidas e que devem custar um pouco mais. Faça um balanço para não deixar de oferecer variedade para seu público.

Sites de compras no atacado

Os sites de compras no atacado são uma inovação no setor. Eles reúnem os principais distribuidores no atacado, intermediando o relacionamento entre empresa compradora e empresa vendedora, em alguns casos, essas plataformas não cobram frete de entrega de produtos.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com