Negócios em Foco

Vale a pena investir em um ciclocomputador?


São Paulo - SP 09/05/2018 10h50

Bicicletas ciclocomputador - https://pixabay.com/pt/ciclista-pessoa-pessoas-homens-3202481/

Mais do que um esporte, o ciclismo faz parte do estilo de vida de muitas pessoas no Brasil e ao redor de todo o mundo. Atualmente, existem pessoas e grupos que fazem até mesmo viagens com suas bicicletas, apreciando a paisagem, conhecendo novos lugares e ao mesmo tempo fazendo um exercício saudável e divertido, sem causar poluição como os outros tipos de transporte. Entretanto, uma dúvida pode surgir: será que vale mesmo a pena comprar um ciclocomputador?

Como o próprio nome já indica, os ciclocomputadores são pequenos computadores portáteis, próprios para bicicletas, também chamados de computadores de bordo. Contudo, esses aparelhos são pequenos e extremamente simples quando comparados com um notebook ou computador de verdade. Sua principal funcionalidade é registrar a distância percorrida pela bicicleta.

Em viagens longas de cicloturismo ou mesmo em passeios por lugares desconhecidos pelos ciclistas, o aparelho pode ser muito útil, pois permite que as pessoas saibam a distância que já percorreram e quantos quilômetros faltam para chegar ao destino, o que além de ser útil para ajudá-las a se localizar no trajeto, permite organizar as pausas, a velocidade e a intensidade das pedaladas para percorrer o trajeto dentro do tempo planejado.

Os ciclocomputadores também podem oferecer outras funcionalidades, como a velocidade média do ciclista e, a partir desse dado, calcular o tempo que falta para chegar em seu destino.

Como funciona

São duas partes que compõe a estrutura do ciclocomputador: um emissor e um receptor. O primeiro é instalado na forquilha da bicicleta. Já o receptor se trata do próprio monitor do aparelho, e deve ser colocado em um local de fácil visualização do ciclista enquanto pedala.

Além desses dois elementos, também existe o ímã, que deve ser instalado em um dos raios do pneu dianteiro da bicicleta. Assim, toda vez que o ímã completar uma volta, envia um sinal ao emissor e as pedaladas são registradas, gerando informações relacionadas à distância percorrida e a velocidade do ciclista. O ímã pode ser conectado ao emissor por um fio ou por sensores, tudo depende do modelo escolhido.

Principais vantagens

Os ciclocomputadores podem ser tão completos e úteis quanto um GPS, embora não ofereça a possibilidade de gravar as rotas traçadas, pois se trata de um dispositivo bastante prático e simples.

Apesar da simplicidade, uma das vantagens dos ciclocomputadores é que eles não dependem de condições externas para seu funcionamento, como coberturas de satélites ou sinais de telefonia, como acontece com o GPS. Os aparelhos se baseiam nos dados do ímã que são registrados pelo emissor, portanto, mesmo em regiões montanhosas, com muitas árvores, ou em dias nublados, os ciclistas não precisam se preocupar com a possibilidade de ficar “sem sinal”, como acontece com os GPS e celulares.

Outras vantagens do ciclocomputador é que sua instalação é muito simples, e você mesmo pode fazê-la, bastando seguir as orientações do manual de instruções de cada aparelho. As informações são muito precisas, e além de todos os benefícios apontados, os ciclocomputadores também acaba sendo uma ferramenta muito útil na hora de programar a manutenção da sua bicicleta e observar a durabilidade das peças.

Investimento

O investimento necessário para obter os ciclocomputadores varia de acordo com a marca, modelo e funções do aparelho escolhido. Existem ciclocomputadores muito mais baratos do que um GPS, por exemplo. Enquanto outros, por oferecerem diferentes funcionalidades, exigem um investimento maior. O ciclista precisa analisar quais são suas maiores necessidades e expectativas em relação ao aparelho para decidir qual das opções disponíveis no mercado representa o melhor custo-benefício para ele.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com