Negócios em Foco

A evolução na gestão e segurança de dados corporativos


São Paulo - SP 08/06/2020 17h40

O mercado agora se volta para ferramentas inteligentes que previnem perdas e acesso indevido a dados importantes das empresas

Dentre tantas ferramentas e siglas que já incorporaram ao vocabulário técnico corporativo, uma ganha evidência nos últimos tempos: DLP ou em bom português, Prevenção contra perda de dados. Em seguida isso, quem não é do meio já questiona: Mas a gente já tem firewall, antivírus corporativo, backup, servidores em nuvem, etc. etc... Sim, tem tudo isso, mas se uma empresa quiser ter uma proteção nível “hard” como se diz por aí nesse meio, é necessário exceder no cuidado!

Não é cansativo repetir a comparação que em nossas casas a gente tem fechadura nas portas, chave quádrupla em redundância, câmeras, cerca elétrica, alarme monitorado, e tudo mais e mesmo assim quando nos ausentamos de casa, jamais temos a tranquilidade completa, pois sempre estamos sob risco de termos uma surpresa ao retornarmos, pois à medida que as ferramentas de segurança evoluem, a bandidagem também se aperfeiçoa no seu contra-ataque. Daí vem a pergunta: Por que no mundo corporativo isso seria diferente onde há muito mais dinheiro envolvido? Principalmente se o pior inimigo pode estar dentro de casa?

É óbvio que nesses tempos onde quase tudo deixou de ser papel e passou a ser digital, todo cuidado em proteger esse patrimônio incalculável das empresas, nunca será excessivo.

As Soluções de DLP vem tendo um crescimento acelerado no mercado brasileiro pois as mais inteligentes trazem consigo soluções de produtividade e tudo isso faz ainda mais sentido quando a portabilidade dos acessos e os trabalhos home office fora do alcance dos olhos da empresa, exigem controles muito mais apurados que quando tudo ficava debaixo do mesmo teto.

Mas então o que uma ferramenta de DLP faz? O mais extraordinário que essas ferramentas fazem é proteger os dados de acessos indevidos, garantir confidencialidade de dados, controlar e monitorar o que seus colabores estão acessando, garantir que as políticas implementadas são realmente obedecidas impedir cópias, impedir acesso, não autorizado a meios físicos de gravação e armazenagem de dados, classificar a sensibilidade de documentos, garantir o cumprimento de regras regulatórias quanto a dados de clientes, medir produtividade de funcionários, monitorar licenças de softwares mais relevantes, realização facilitada de auditorias internas, etc.

Enfim, são tantos os tentáculos dessas soluções que o melhor mesmo é perceber a necessidade e buscar um apoio técnico para entender exatamente até onde o custo benefício, tanto técnico quanto ao investimento, é interessante para cada empresa.

Quando se fala em custo benefício, é importante ressaltar que aparentemente uma solução dessas é algo só necessário e acessível para grandes empresas, que requer altos investimentos e pessoal altamente especializados etc. A melhor notícia é que isso não é verdade! Hoje existem soluções acessíveis, como por exemplo a Solução de DLP Safetica, que traz um ótimo custo/benefício, além de fácil usabilidade, adaptabilidade além de ser muito sofisticada tecnicamente, e garante o resultado que se propõe.

O certo é que o maior prejuízo é quando após a casa arrombada é ter o custo adicional de instalar todo aparato de segurança que já se deveria ter à disposição, portanto, é premente que todo gestor de empresa e principalmente de Tecnologia, tenha suas decisões fundamentadas em conhecimento do que se tem disponível. Certamente essa é a melhor forma de decidir, seja pelo sim ou pelo não.

Na Avant trabalhamos com ferramentas de máxima segurança na prevenção do vazamento de dados como o Safetica. Se você quer saber mais sobre esta ferramenta de DLP pode falar com nossa equipe no nosso site ou ligando no 4003-4912.

Eroni Fernandes

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com