Negócios em Foco

Liberação de crédito mais ágil pode ajudar na recuperação da economia da Região Sul


Blumenau 16/07/2020 09h20

Busca pelo crédito cresceu 43,7% no mês de maio nas Cooperativas Ailos

Solução da AMcom fez tempo de espera pelo crédito diminuir em 60% nas Cooperativas Ailos

Facilitar o processo de liberação de crédito para o cliente pode ser um impulso para a retomada das vendas no comércio após o período em que as lojas permaneceram fechadas. No Sistema Cooperativo de Crédito Ailos, que reúne 13 cooperativas e mais de 850 mil cooperados na região Sul, o produto CDC (Crédito Direto ao Cooperado) vem apresentando um crescimento na procura desde o ano passado, quando ganhou uma série de melhorias e funcionalidades digitais que aceleraram a liberação do crédito. Só no mês de maio, o volume de liberação do CDC cresceu 43,7% em relação ao mês de abril deste ano - em Santa Catarina e no Paraná, a flexibilização da abertura do comércio e serviços aconteceu entre final de abril e começo de maio.

A autorização do crédito ao cooperado hoje pode ser feita em segundos através de análise automática ou em apenas 8 minutos quando necessária análise manual, resultando uma redução de 60% no tempo. Além da reestruturação do produto, realizada pela central Ailos, a agilidade foi alcançada graças a uma solução desenvolvida pela blumenauense AMcom. Com o app, os lojistas podem consultar na palma da mão as propostas emitidas e o cooperado pode aprovar a proposta de crédito com assinatura eletrônica pelo próprio aplicativo de internet banking da central.

A solução também envolveu um portal web, onde o lojista submete os pedidos de crédito de seus clientes à Cooperativa. Dessa forma o cooperado realiza toda a transação financeira na própria loja, sem a necessidade de trâmites ou deslocamentos até a sede da sua cooperativa. Essa facilidade pode ajudar a alavancar novamente a economia e estimular os consumidores a comprarem.

De acordo com Heider Figueiredo, analista de negócios na AMcom, os compradores que precisavam obter o crédito tinham de preencher um extenso formulário, e somente após a proposta ser inserida no sistema ela era encaminhada ao ERP da Cooperativa. “O processo não permitia um fluxo automatizado de dados. Agora, o cadastro, análise e aprovação são etapas rápidas, pois o formulário é preenchido pelo comprador e estes dados são coletados diretamente pelo ERP. Com esta inovação, cerca de 90% da proposta e da análise de crédito já estão montadas”, explica Heider.

Desde que a solução foi implantada em janeiro do ano passado, o CDC apresentou evolução de 104,77% em relação a 2018. No primeiro bimestre de 2020 apresentou crescimento de 81,42% comparando com o mesmo período de 2019. De acordo com o superintendente de produtos da Ailos, Rodrigo Imthurn, a evolução da concessão de CDC vem crescendo mês a mês no sistema e as receitas acumuladas em 2019 aumentaram 100,89% em relação ao ano anterior. Além do novo sistema desenvolvido pela AMcom, o crescimento também é resultado do fortalecimento da parceria com lojistas e amadurecimento da atuação dos agentes CDC nas cooperativas. “Com a reabertura do comércio esperamos uma procura ainda mais expressiva pelo produto nos próximos meses e acreditamos que será uma alavanca importante para retomada da economia regional”, diz Imthurn.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com