Negócios em Foco

CommScope e Facens: Ipeas criam laboratório de redes ópticas para pesquisa e geração de conhecimento


São Paulo - SP 30/10/2018 16h02

A parceria irá disponibilizar conhecimento técnico e capacitação para graduandos e profissionais de engenharia, com aplicações em redes de comunicação de dados, voz e imagem

A parceria irá disponibilizar conhecimento técnico e capacitação para graduandos e profissionais de engenharia, com aplicações em redes de comunicação de dados, voz e imagem

São Paulo, outubro de 2018 – No dia 31 de outubro, a CommScope, empresa especializada em infraestrutura de telecomunicações, e a Facens, Faculdade de Engenharia, Tecnologia e Arquitetura de Sorocaba- SP, reconhecida internacionalmente por seus projetos e iniciativas ligados à inovação, tecnologia e empreendedorismo, por intermédio do Instituto de Pesquisas e Estudos Avançados Sorocabano – IPEAS, inauguram o laboratório Optical Network Lab voltado para estudos, pesquisas e capacitação de alunos e profissionais para o mercado de redes de fibra óptica xPON (Redes Ópticas Passivas).

A parceria irá disponibilizar conhecimento técnico para profissionais e graduandos de engenharia, por meio de aulas práticas, com aplicações em redes ópticas. O espaço será utilizado pelos alunos do curso de Engenharia Elétrica, para aplicação do conhecimento obtido em sala de aula, para a realização de testes de novas tecnologias, estudos e pesquisas para geração de conhecimento acadêmico e também para o desenvolvimento de experiências e medições nas mais variadas tecnologias do setor para atender as demandas de empresas e operadoras no fornecimento de serviços digitais. O laboratório poderá ser visitado pela comunidade em eventos pontuais envolvendo o tema de redes ópticas.

”O mercado está em crescente evolução, o que demanda profissionais atualizados. Com esse projeto será possível capacitar mão de obra e ajudar a diminuir a carência de recursos com conhecimentos técnicos nesta área que está em constante evolução. As redes demandam cada vez mais banda, por isso, precisam estar preparadas para trafegar cada vez mais dados. O laboratório ajudará a capacitar profissionais para estarem preparados para atender essas necessidades”, destaca Sylvio Peres, VP Vendas para a região América Latina e Caribe da CommScope.

“A Facens busca constantemente parcerias que proporcionem aos alunos, empresas locais e toda a comunidade acesso ao que há de melhor em inovação e tecnologia. Estamos muito felizes com o lançamento do laboratório de redes óptica em parceria com a CommScope, pois acreditamos que oferecendo um espaço qualificado de compartilhamento de conhecimento e capacitação é possível alcançar grandes resultados”, diz Odail Silveira, gerente de pesquisa e desenvolvimento do IPEAS - Instituto de Pesquisas e Estudos Avançados Sorocabano da Facens.

A tecnologia de redes ópticas possui alta capacidade de transmissão de dados para o usuário final. O grande diferencial tecnológico é a capacidade de transporte de dados de quaisquer tecnologias, utilizando para isso o protocolo de redes GEM (GPOn Encapsulation Method - Método de Encapsulamento GPON).

Com a implementação das redes xPON, torna-se viável a utilização de fibra óptica na última milha, ou seja, na rede de acesso, principalmente pelo fato de ser possível utilizar a rede instalada.

O Optical Network Lab conta com os materiais e equipamentos de testes mais modernos e atuais da CommScope, como OTDR, Power Meter, microscópio, máquina de fusão e acessórios de instalação e limpeza de fibras e seus conectores.

Serviço:

Lançamento do Laboratório de redes ópticas da CommScope na Facens

Data: 31 de outubro de 2018

Horário: das 10h às 12h

Local: Campus da Facens (Rodovia Senador José Ermírio de Moraes, 1425 - Castelinho km 1,5 - Alto da Boa Vista - Sorocaba/SP)

Sobre a CommScope:

A CommScope (NASDAQ: COMM) ajuda as empresas no design, construção e administração de suas redes cabeadas e wireless em todo o mundo. Como líder em infraestrutura de telecomunicações, moldamos as redes do futuro. Por mais de 40 anos, nossa equipe global de mais de 20.000 empregados, inovadores e técnicos capacitam os clientes de todas as regiões do mundo a antecipar o que está por vir e ultrapassar os limites do possível. Descubra mais em http://pt.commscope.com/

Sobre a Facens:

Entidade filantrópica, criada há 41 anos, a Facens é uma das mais reconhecidas faculdades de Engenharia do País, com foco na formação do engenheiro cidadão e alto índice de inclusão de formandos no mercado de trabalho, média de mais de 90% nos últimos 12 anos. Atualmente oferece 11 cursos de graduação, sendo 9 de Engenharia (Mecânica, da Computação, Química, Elétrica, Mecatrônica, Civil, de Alimentos, de Produção e Agronômica), um curso de Tecnologia em Jogos Digitais e um de Arquitetura e Urbanismo, que tem sua primeira turma em 2018. A Facens também oferece 22 opções de pós-graduação, entre MBAs e cursos de especialização. Em um campus com 100 mil m², em Sorocaba - SP, cerca de 4 mil alunos contam com um corpo docente composto por mestres, doutores e especialistas, salas de aulas modernas e mais de 50 laboratórios especializados.

Na área de inovação, a Facens conta com o FACE (Facens Centro de Empreendedorismo), o LIS (Laboratório de Inovação Social), o LIGA (Laboratório de Inovação em Games e Apps), o LINCE (Laboratório de Inovação e Competições de Engenharia), o Fab Lab (primeiro do interior do Brasil, pertencente à rede mundial de laboratórios de fabricação digital criada pelo M.I.T) e o Smart Campus (laboratório vivo para soluções em cidades inteligentes, premiado pela ABMES e GS-1 no Brasil, na Smart Cities UK Expo 2017e pelo IDTechEx 2018 Europa.

A Associação Cultural de Renovação Tecnológica Sorocabana - ACRTS, é a mantenedora da FACENS – Faculdade de Engenharia de Sorocaba e o IPEAS – Instituto de Pesquisas e Estudos Avançados, ligado à Facens, é especializado em pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica.

O Ipeas é credenciado no CATI do MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, através da Resolução nº 016/2002, de 03 de julho de 2002, e é certificado ISO9001/2015. Está localizado no Campus da Facens, na Rodovia Senador José Ermírio de Moraes, 1425 - 1,5 km, CEP 18.087-125, no município de Sorocaba, Estado de São Paulo.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com