Negócios em Foco

Conheça alguns tipos de revestimentos de cilindro


São Paulo 07/01/2020 11h36

O cilindro de borracha é um equipamento roliço responsável por transmitir movimento, seja a outro rolo ou a algum material por meio da tração. É muito usado em setores da indústria como: produção de embalagens, plástico, móveis, couro, em gráficas, siderúrgicas e etc.

O processo de revestimento do cilindro é feito para impedir a deterioração de um rolo, evitar manutenções constantes, proteger áreas específicas, garantir maior durabilidade as peças e etc.

Pode ser realizado com uma ampla diversidade de borrachas. Pensando nisso, preparamos este conteúdo com alguns dos materiais usados e como funciona o revestimento de cada um, para que você fique por dentro de todo o processo. Confira!

Algumas informações sobre o cilindro

Quando adicionados em sistemas de equipamentos, o revestimento de cilindros oferece inúmeros benefícios, como proteção de áreas específicas, garantia de maior durabilidade a peça, entre outros.

Usando o revestimento de cilindros é possível impedir, por exemplo, a deterioração de um rolo e até mesmo prevenir manutenções constantes, o que poderia gerar custos desnecessários à empresa.

O processo de revestimento de cilindros é simples, ele começa com a retirada da borracha velha, ou simplesmente com a implementação de uma nova.

Um ponto crítico a ser considerado a respeito do revestimento é a composição e qualidade da borracha utilizada, estes aspectos afetarão diretamente no desempenho da máquina.

Hoje no mercado, existem vários tipos de polímeros com diferentes propriedades. Somados a aditivos, plastificantes, cargas reforçantes e pigmentos, é possível garantir a composição necessária para cada tipo de peça em várias máquinas.

É muito importante salientar que a quantidade ou o material da borracha usada no revestimento de cilindros deve sempre considerar valores com excessos, pois elas serão retificadas até atingir o ponto certo do diâmetro final.

Após estar revestido com os polímeros adequados, o rolo segue para a etapa de vulcanização em autoclaves, o que lhes confere as características físicas e químicas finais.

Antes de chegar às mãos do cliente final, as peças que passaram pelo revestimento de cilindros são submetidas a um controle de qualidade rígido.

Veja abaixo alguns tipos de revestimento de cilindros:

Revestimento em borracha natural

Esse método é um dos mais buscados por conta de suas vantagens como resistência à abrasão e grande elasticidade. Além disso, o elemento natural proporciona uma capacidade alta de resistir à deformação e ao alongamento. Suporta uma variedade de temperatura (-50ºC até 80º C).

Revestimento em etileno propileno (EPDM)

É um material muito versátil e com características importantes como a faixa de dureza que varia de 30 a 90 shore A. Suporta também o contato com elementos abrasivos sem sofrer danificações, resiste ao envelhecimento gerado pelo calor, suporta ácidos, álcalis e solventes polares sem perder a qualidade.

Revestimento em silicone

Usado principalmente para revestir equipamento de máquinas hot stamping, de camisas para tratamento corona e em seladoras, esse tipo é muito eficiente e adere bem ao tecido. É muito bom em altas temperaturas e não apresenta deformações.

Utilize o revestimento que mais se encaixe na sua empresa

Neste conteúdo listamos alguns dos revestimentos de cilindro que são utilizados hoje na indústria.

Vimos também que o processo de revestimento do cilindro tem como objetivo prevenir a deterioração de um rolo, evitar manutenções constantes.

Além disso, quando adicionados em sistemas de equipamentos, o revestimento de cilindros oferece inúmeros benefícios.

3 dos principais revestimentos são o de borracha natural, que é muito buscado por conta das suas vantagens, o revestimento em etileno e em silicone.

Gostou do nosso conteúdo? Veja o melhor revestimento de cilindro e aplique agora mesmo na sua indústria.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com