Negócios em Foco

ONG Educando chega ao Ceará para impactar mais de três mil alunos da rede pública


Fortaleza-CE 05/12/2018 16h10

Professores do Ensino Médio de sete escolas estaduais de Fortaleza iniciam formação em aulas práticas por meio do programa STEM Brasil

Dezembro, 2018 – O STEM Brasil chega, pela primeira vez desde sua implantação no País, há quase 10 anos, ao Ceará. O programa da ONG norte-americana Educando, que capacita professores do Ensino Médio nas áreas de ciências da natureza (física, química e biologia) e matemática, dará, nesta quarta-feira (5), o pontapé inicial no treinamento de 70 professores de Fortaleza. O impacto positivo chegará a 3,2 mil alunos.

O trabalho tem a duração total de dois anos para cada turma – e um total individual de 180 horas/aula. O objetivo da ONG é dar subsídios para que os educadores estejam melhores capacitados em aulas práticas, gerando mais interesse e curiosidade por parte dos alunos.

“Nos últimos anos, o Ceará avançou muito na educação, prova disso são os indicadores nacionais que colocam cidades como Sobral, para usar apenas um exemplo, anos-luz à frente da média das cidades brasileiras. Muito desse desenvolvimento vem do investimento em formação dos professores. O STEM Brasil chega ao estado para ajudar a melhorar ainda mais os resultados de aprendizagem dos alunos com experiências práticas e contextualizadas. Pretendemos que o Ceará seja um grande celeiro de cientistas e engenheiros promotores de desenvolvimento econômico e social”, disse Marcos Paim, diretor do STEM Brasil.

O STEM Brasil inicia o trabalho no Ceará após treinar, somente entre setembro e novembro, 1.820 professores em 269 escolas dos estados de Rondônia, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Tocantins, Acre, Mato Grosso do Sul, Amapá, Paraíba e São Paulo, chegando a aproximadamente 164 mil alunos impactados.

Sobre o STEM Brasil

O STEM Brasil começou em Pernambuco, em 2009, e já treinou mais de 4 mil professores em 670 escolas de 17 estados brasileiros, alcançando um impacto positivo em mais de meio milhão de alunos (575 mil). O sucesso levou o programa a ser adaptado para o currículo mexicano, e o STEM México foi implantado no país no final do mês passado. Segundo levantamento da consultoria internacional ManpowerGroup, engenheiros e profissionais de TI são cargos onde há grande carência de mão de obra em ambos os países.

O programa oferece aos professores formação exclusiva, seguindo uma metodologia própria, que enfatiza a mão na massa para dar vida ao currículo obrigatório de ciências e matemática dos estados brasileiros. As técnicas de ensino são baseadas em atividades práticas e facilitam o aprendizado de conceitos teóricos. Os professores são moldados a fazer os estudantes colaborarem em projetos e a resolverem problemas juntos, com o professor atuando como facilitador.

A formação envolve quatro áreas: física, química, biologia e matemática. Cada professor passa por 180 horas de formação distribuídas ao longo de dois anos. “O objetivo do STEM Brasil é incentivar o professor a despertar a sua paixão nos alunos”, afirma Kelly Maurice, diretora executiva da Educando.

Sobre a Educando

Inspirando Professores > Criando Líderes > Transformando Vidas

Fundada em Nova York em 2002 como World Development and Education Fund (Worldfund), a organização não-governamental passou a se chamar Educando em junho de 2018. Desde o início trabalha em parceria com governos locais para trazer investimentos de empresas privadas para projetos educacionais na América Latina. Em 15 anos, a instituição já levantou mais de US$ 30 milhões em investimentos e capacitou mais de 9,2 mil educadores no Brasil e no México, com impacto em mais de 5,3 milhões de estudantes.

Redes Sociais

Facebook: EducandobyWorldfundBR

Twitter: @educando_br

Instagram: educando_br

Linkedin: Educando by Worldfund

Youtube: Educando by Worldfund


Mais informações:

Contato
Copyright © 2021 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com