Após o grande boom imobiliário no mercado residencial ocorrido no Brasil, principalmente nas grandes capitais do País, a oferta de imóveis na área comercial também cresceu bastante nos últimos anos. Prédios e edifícios inteiros de escritórios, com apartamento novo e variadas opções de salas e estilos, não param de ser erguidos.
Com isso, o aumento significativo da oferta para os interessados, também surgiram muitas dúvidas. Uma delas, talvez a mais comum e eminente entre quem precisa de um local para instalar ou acomodar a sua empresa é: edifício comercial ou corporativo, qual a melhor escolha?
Pensamos nesse post para solucionar essa questão e indicar algumas outras informações que podem bastante úteis no auxílio da escolha de um imóvel para você montar a sua empresa ou até mesmo se mudar com ela.
Planeje-se antes de tomar a sua decisão!
É bem importante ressaltar e destacar a importância do planejamento na hora de escolher entre um edifício comercial ou um prédio corporativo. Uma dica interessante é comparar os prós e contras de cada edifício.
Monte uma lista com todos os itens a serem comparados e avaliados e vá comparando-os. Crie uma escala de satisfação, como por exemplo “satisfeito”, “regular”, “insatisfeito” e classifique, por exemplo, a situação de espera e comodidade dos elevadores de cada prédio. Dessa forma, vá avaliando cada item antes de tomar sua decisão.
Principais diferenças entre cada tipo de prédio
É de suma importância que você saiba exatamente as diferenças de cada tipo de prédio antes de escolher a melhor opção para a sua empresa. A verdade é que edifícios comerciais e corporativos possibilitam a interação e o estreitamento da relação com os clientes, mas há algumas diferenças.
Os edifícios corporativos, por exemplo, costumam apresentar, já na entrado, ou até mesmo em sua fachada, a marca da companhia que está abrigando o local diferente do prédio comercial, que pode abrigar várias empresas. E está aí a principal diferença: na maioria dos casos, um edifício corporativo é utilizado por apenas uma empresa.
Edifícios corporativos costumam ainda ser encontrados em melhores localidades, em regiões mais nobres ou centralizadas. Detalhes como decoração e instalações de higiene, por exemplo, costumam ganhar maior atenção dos administradores. A ideia do prédio corporativo é estreitar a relação com os clientes e cuidar da imagem do negócio.
Já os edifícios comerciais normalmente são utilizados por várias empresas, nem sempre do mesmo segmento, abrigando mais profissionais. Essa costuma ser a opção de pequenas empresas, startups e profissionais autônomos.
Normalmente, a estrutura desses prédios são constituídas de pequenas salas independentes que podem tanto ser compradas como alugadas, a opção mais comum. A ideia é alocar empresas que não necessitam de muito espaço e nem possuem muitos funcionários.
A ideia aqui é usar o espaço só para o serviço, não recebendo clientes. Com isso, o quesito localização acaba perdendo um pouco de força nesse tipo de empreendimento.
Dá para financiar esses imóveis?
Dá sim, tanto os prédios corporativos como os edifícios comerciais possibilitam, sim, o financiamento como opção de negócios. No caso de edifícios corporativos, há opções de prédios já existentes, que podem atender ou não cada tipo de negócio, ou a opção da construção própria mesmo. Há casos, ainda que empresas se unem para erguer um prédio único.
No caso de prédios comerciais, é bastante comum pessoas comprarem uma sala comercial para alugá-la. Cada vez mais construtoras também apostam nesse segmento comprando terrenos, erguendo prédios comerciais e repassando a unidades para os profissionais ou até mesmo para investidores.
Como vimos no texto é possível financiar e alocar a sua empresa em ambos os tipos de edifícios, basta você definir o que realmente precisa e qual espaço realmente vai te atender com excelência.
Quanto ao investimento, não há dúvidas de que o edifício corporativo é muito mais caro que o conjunto comercial, mas cada um atende um tipo de necessidade.
Se você tem uma empresa grande, que necessite de bastante espaço, sua melhor opção é o corporativo. Se sua empresa é pequena, se é autônomo, precisa só do espaço para o serviço, sua opção é apartamento novo o comercial!