Negócios em Foco

Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto abre inscrições para programação de setembro


RIBEIRAO PRETO 05/09/2019 16h29

Ribeirão Preto (SP), 05 de setembro de 2019 – A programação de setembro da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto começou nesta quarta-feira (4) com Sarau dos Médicos Escritores na sede da entidade. Sob coordenação do médico Nelson Jacintho, coordenador de publicações da Fundação, o encontro reuniu um grupo de amantes da literatura, das artes e autores locais que apresentam diversas interpretações de obras literárias.

No domingo (8), das 9h às 12h, acontece o Movimente-se, uma parceria entre a Casa do Vovô de Ribeirão Preto, as academias Cross Life e Conexão, ambas do bairro Ipiranga, e a Fundação. O evento será no Parque Maurílio Biagi e oferecerá aulas de zumba, Cross Training e a contação de histórias com o tema Encantaria Mata Adentro, com a atriz Tânia Alonso, às 11h. Para participar basta levar 1kg de alimento não perecível. “É importante inserir e incentivar a cultura e atividade física entre os idosos e população”, salienta Alex Rodrigues, gestor da Casa do Vovô.

Já no dia 10 (terça-feira), a Fundação sedia o lançamento do livro Hemodiálise – Filtrando Preconceitos do escritor André Luiz da Silva. A sessão de autógrafos será às 19h e é também aberta a convidados e ao público em geral. A obra retrata a história de um homem que acredita ter atingido a realização pessoal e profissional, mas que carrega uma série de preconceitos. Quando surpreendido por uma doença grave, o personagem é submetido a sessões constantes de hemodiálise, justamente ao lado de pessoas que sempre rejeitou e discriminou.

No dia 21, sábado, acontece mais um encontro do Clube do Livro, coordenado por Gabriela Pedrão, às 16h. A obra escolhida pelo grupo para leitura e debate é Ratos e Homens, do escritor estadunidense John Steinbeck. Publicado em 1937, o livro conta a história de George e Lennie, dois trabalhadores rurais na Califórnia durante a Grande Depressão (1929-1939). A história se passa em um rancho a alguns quilômetros de Soledad no Salinas Valley.

O livro foi a primeira tentativa de Steinbeck de escrever um romance para o teatro. Estruturado em três atos de dois capítulos cada, tem padrão tanto de uma novela quanto de uma peça de teatro. A proposição do autor foi escrever um romance que pudesse ser representado a partir do texto ou uma peça que pudesse ser lida como um romance. A novela recebeu elogios de muitos críticos da época, como Ralph Thompson, crítico do New York Times, que descreveu a obra como um “pequeno grande livro, por todo o seu melodrama final”.

Por supostamente promover a eutanásia, fazer insultos raciais, ser rotulado de atuar como anti-negócios, conter palavras de baixo calão e em geral conter linguagem ofensiva e vulgar, muitas proibições e restrições foram reivindicadas, mas com o tempo tornou-se uma leitura obrigatória em muitas escolas de ensino pré-universitário em diversos países de língua inglesa. Ratos e Homens aparece em quarto na lista dos Mais desafiantes livros do século XXI, da American Library Association.

Para encerrar a agenda o mês, no dia 28 acontece o tradicional encontro do Núcleo de Contadores de Histórias, às 9h, na sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, sob a coordenação da atriz, Míriam Fontana. Voltado a pessoas que fazem da contação sua profissão, como também para quem quer conhecer a arte e apreciar a leitura e a literatura. Os interessados podem participar para conhecer e se aprofundarem posteriormente, acompanhando os encontros que permitem uma formação gradativa.

Plano Anual

O Núcleo de Contação de Histórias e o Clube do Livro fazem parte do Plano Anual da Fundação e contam com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC. A entrada aos dois programas é aberta e gratuita. As inscrições para participar podem ser feitas pelo telefone (16) 3911-1050 ou por e-mail, no caso do Clube do Livro: clubedolivro@fundacaodolivroeleitura.com.br.

Agenda Setembro

Serviço 1

O que: Sarau dos Médicos Escritores

Realização: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

Data: 4 de setembro de 2019

Horário: 20h às 22h

Onde: Sede da Fundação do Livro e Leitura de RP

Endereço: Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no bairro Jardim América – Ribeirão Preto/SP.

Informações: (16) 3911-1050

Obs> Evento aberto e gratuito.

Serviço 2

O que: Movimente-se

Realização: Casa do Vovô – em parceria com Cross Life, Conexão e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

Data: 8 de setembro de 2019

Horário: 9h as 12h

Onde: Parque Ecológico Maurílio Biagi

Endereço: Rua Felipe Camarão, 292, Vila Vírginia – Ribeirão Preto/SP.

Obs> para participar: 1kg de alimento não perecível.

Serviço 3

O que: Lançamento do livro: Hemodiálise – Filtrando Preconceitos

Realização: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

Data: 10 de setembro de 2019

Horário: 19h

Onde: Sede da Fundação do Livro e Leitura de RP

Endereço: Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no bairro Jardim América – Ribeirão Preto/SP.

Informações e inscrições: (16) 3911-1050

Obs> Evento aberto e gratuito.

Serviço 4

O que: Clube do Livro

Realização: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

Data: 21 de setembro de 2019

Horário: 16h

Onde: Sede da Fundação do Livro e Leitura de RP

Endereço: Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no bairro Jardim América – Ribeirão Preto/SP.

Informações e inscrições: (16) 3911-1050

Obs> Evento aberto e gratuito.

Serviço 5

O que: Núcleo de Contadores e Histórias

Realização: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

Data: 28 de setembro de 2019

Horário: 9h

Onde: Sede da Fundação do Livro e Leitura de RP

Endereço: Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no bairro Jardim América – Ribeirão Preto/SP

Informações e inscrições: (16) 3911-1050

Obs> Evento aberto e gratuito.

Agenda do Clube do Livro

Confira abaixo os livros escolhidos para leitura e debate durante os encontros do Clube do Livro para os próximos meses. A lista também pode ser acessada pelo link: http://fundacaodolivroeleiturarp.com/2018/12/12/encontro-do-clube-do-livro/

19/Outubro: Desonra, J.M. Coetzee

23/Novembro: O Capote, Nikolai Gógol

14/Dezembro: Canção de Natal, Charles Dickens

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com