Negócios em Foco

Sucesso em 2019, projeto + Caminhos da Amcham BH retorna em 2020


Belo Horizonte, MG 02/01/2020 16h14

Orientação voluntária sobre o mercado de trabalho mudou a vida de 27 jovens

Qual estudante do terceiro ano, em vias de definir os rumos de sua vida, não gostaria de contar com uma mentoria de um grande executivo para lhe ajudar na escolha e desenvolvimento de sua carreira?

Esta foi a oportunidade que o projeto + Caminhos, da Câmara Americana de Comércio de Belo Horizonte (Amcham BH), ofereceu a 27 alunos do terceiro ano da ONG Lar dos Meninos, no segundo semestre deste ano, e que terá continuidade em março de 2020.

Neste ano, foram realizadas duas edições do programa. A primeira, entre 20 de agosto e 9 de outubro com 16 alunos e o mesmo número de mentores. A segunda, de 9 de outubro a 4 de dezembro, com 11 alunos e seus respectivos voluntários.

O projeto original foi uma iniciativa da Amcham de Porto Alegre, adotado pela congênere da capital mineira. “A ideia de trazer o projeto + Caminhos para Belo Horizonte surgiu de uma vontade muito grande da regional Belo Horizonte ter um impacto social na cidade”, explica Mateus Vieira Campo, Coordenador Regional da Amcham - BH.

Douglas Arantes, coordenador do programa, diz que o objetivo é orientar os alunos sobre o mercado de trabalho e focar num plano de desenvolvimento pessoal para cada jovem. “Para obter a melhor sinergia de interesses entre o aluno e o mentor, aplicamos um questionário junto aos estudantes e depois confrontamos os interesses com as habilidades e área de atuação de cada mentor voluntário”, explica.

Antes de serem mentores, os executivos voluntários participam de um workshop na Amcham BH, no qual o projeto e sua dinâmica são debatidos. É o momento, também, para cada futuro mentor, baseado no perfil dos alunos, encontrar seu aprendiz. Definidos os pares, estes passam a se encontrar no Lar dos Meninos por uma hora ao longo de seis semanas para debater e trocar experiências.

Mateus Vieira Campos diz que “ao final do programa, a gente vê que, de fato, ele mudou a vida, tanto dos jovens quanto dos mentores que participaram do processo”. Barbara Schmitz, gerente de comunicação das Américas da RHI Magnesita, uma das mentoras confirma. “Sim, ele tem o poder de transformar a vida de um adolescente e de um executivo, afinal, é um processo de aprendizado mútuo”. Ela garante que aprendeu muito durante o projeto. Tirou lições de vida. “É em prol do coletivo que as maiores conquistas surgem.”

Os alunos também aprovaram. O estudante Jean César, que participou da primeira edição do +Caminhos, afirmou que o projeto lhe deu motivação para correr atrás de seus objetivos profissionais. “Eu desistia muito fácil dos meus sonhos e meu mentor me fez acreditar que eu posso, basta persistir”.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com