Negócios em Foco

Como a visibilidade em tempo real está impulsionando a inteligência de negócios


São Paulo 17/10/2018 15h03

Tendência há vários anos, a Internet das Coisas (IoT, por sua sigla em inglês) vem se firmando como fator-chave no desenvolvimento de histórias de sucesso em diferentes setores. Mesmo na agricultura - em áreas como produção de carnes e proteina animal - a IoT já permitiu a criação de soluções inovadoras. De fato, algumas empresas que trabalham com áreas congeladas estão usando sensores de RFID implantados nos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) dos trabalhadores para garantir que estes cumpram corretamente a jornada de trabalho em área congelada, realizando as pausas térmicas essenciais para a saude do trabalhador e também evitar problemas com processos trabalhistas posteriores.

As soluções de IoT fornecem uma visualização completamente nova dentor da cadeia congelada. Além do controle da pausa, também é possivel garantir que todos os EPIs utilizados estão com a validade correta e também que o funcionário esta com todos os necessários para completar a função evitando assim problemas de segurança. Com o controle automatizado dos funcionários é possivel entender a forma de movimentação dos mesmos dentro da planta produtiva e, por exemplo, otimizar o fluxo de movimentação dos centros de distribuição para garantir o melhor dimensionamento dos times de operação reduzindo desta forma os custos operacionais.

Soluções de IoT como essa já estão atendendo a vários propósitos em todos os setores.

Segundo a International Data Corporation (IDC), o número de dispositivos conectados no mundo aumentará em torno de 70% entre 2015 e 2020, passando de 12 bilhões para mais de 30 bilhões.

Os dados gerados a partir dessas "coisas", como o nome diz, são coletados e analisados automaticamente por computadores, o que ajuda os seres humanos, e até mesmo máquinas de autoaprendizagem, a tomar decisões melhores baseadas em insights precisos.

IoT: uma força crescente

Milhares de novos casos de uso estão sendo desenvolvidos neste momento. Há ideias inovadoras que podem oferecer valor agregado real às empresas. De acordo com o Índice de Business Intelligence Zebra Technologies, apesar de a maioria das empresas ainda estarem na fase de exploração e planejamento de seus projetos de IoT, 36% já a implementaram em toda a empresa e tiveram enorme progresso na digitalização de seus negócios.

Este tipo de evolução é essencial, uma vez que o progresso tecnológico é rápido e irreversível. Algumas empresas podem até se sentir ameaçadas. No entanto, a digitalização e a IoT implicam grandes oportunidades e, se as empresas não querem ficar para trás, precisam agir. Uma empresa com ativos "inteligentes" conecta seu mundo físico ao digital, aumentando a produtividade, eficiência, visibilidade e inovação. Qualquer indústria pode se beneficiar da IoT.

A indústria de transporte e logística

Muitas empresas de logística usam a capacidade de seus caminhões de forma inadequada, o que tem um impacto negativo em sua eficiência. Com a ajuda de câmeras 3D em estações de recarga e com software apropriado de análise de informações, as empresas podem coletar e analisar uma variedade de dados sobre o processo de carregamento e obter valiosas métricas de espaço e velocidade, taxa de enchimento e técnicas de carregamento usadas pelos funcionários. Quando o sistema detecta erros ou ineficiências no processo, envia uma notificação ao administrador da doca, que a supervisiona por meio de um tablet ou de sua mesa. Com base nessas informações, o supervisor de cais pode intervir, se necessário, melhorar o treinamento de seus funcionários e, portanto, aumentar a qualidade do processo de carregamento e a eficiência da frota.

Outras soluções de logística usam sensores que utilizam a tecnologia BLE - Bluetooth Low Energy em conjunto com dispositivos vestiveis e códigos de barras, para informar aos trabalhadores se estão carregando os pacotes corretos no caminhão correto. Carregar corretamente e melhorar a eficiência ajuda a agilizar as entregas e a aumentar a satisfação do cliente, ao mesmo tempo em que reduz os custos de combustível e de manutenção, além de reduzir o impacto ambiental das empresas.

O setor de varejo

Aproximadamente 4% da receita anual de uma loja é perdida porque não é possível satisfazer toda a demanda de seus clientes por falta de produto em seus estoques. Os varejistas do setor de moda têm sido particularmente afetados por esse problema, devido a itens que muitas vezes são deixados ou esquecidos no provador ou são acomodados nos lugares errados. Quando as peças de vestuário trazem etiquetas de radiofrequência (RFID) o pessoal da loja consegue localizá-las a qualquer hora ou local, acessar as informações de inventário em tempo real e melhorar a disponibilidade de itens na área de vendas. Da mesma forma, rotular os produtos evita o roubo, pois eles podem acionar um alarme quando se aproximam da saída sem passar pela área de pagamento. Essa funcionalidade nas lojas de marcas de luxo se torna algo relevante. Com os benefícios dessa tecnologia, os varejistas podem reduzir significativamente a perda de mercadorias e renda causada por falhas nos estoques.

O setor de saúde

Na área de saúde, a complexidade de ter inúmeros atores individuais na rede (médicos, enfermeiros, hospitais, seguradoras) torna extremamente difícil a consolidação, a troca e a análise de dados médicos. Mas a IoT e a análise de dados podem melhorar a coleta e o processamento de informações para garantir melhor atendimento ao paciente.

O Centro Médico da Universidade de Leiden (LUMC), na Holanda, usa uma solução de rastreabilidade para pacientes com infarto agudo do miocárdio. Pulseiras com Bluetooth Low Energy (BLE) dos pacientes enviam dados de frequência cardíaca para os médicos que acompanham pessoas com bloqueio cardíaco durante o período de espera, entre a admissão no hospital e a cirurgia para remover o bloqueio. Ao analisar esses dados, os provedores de serviços de saúde esperam entender melhor a velocidade com que os pacientes recebem tratamento, informar a equipe sobre o plano de procedimentos e fornecer informações críticas com mais precisão aos especialistas em tempo real.

O que segue: um futuro conectado e inteligente

Estes são alguns exemplos de como a IoT funciona nas empresas conectadas de hoje. O volume de dados disponíveis analisados em profundidade permite que as empresas desenvolvam um profundo conhecimento de seus processos, melhorem o planejamento e descubram novas oportunidades de vendas ou até mesmo novos modelos de negócios. As soluções de IoT criam visibilidade em tempo real, promovendo desenvolvimentos inovadores que aproximam as empresas de um futuro conectado e inteligente.

Para mais informações, visite as soluções Zebra Transport and Logistics, Retail e Health.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com