Negócios em Foco

Novo aplicativo gratuito ajuda na automatização de cervejarias artesanais e cervejeiros caseiros


Campinas/SP 16/09/2020 11h58

HANB (Have a Nice Brew) utiliza Internet das Coisas para auxiliar na produção de micro cervejarias

Chegou ao mercado o HANB (Have a Nice Brew), um aplicativo voltado a quem produz cerveja artesanal. Desenvolvido utilizando Internet da Coisas (IoT), auxilia a monitorar e controlar a produção de cervejas.

O aplicativo, que está disponível para iOS e para Android, o cervejeiro pode ter no seu celular ou tablet o controle de temperatura do processo de fabricação da cerveja durante as duas fases principais da produção: Brassagem e Fermentação.

A temperatura correta, sem variações, e o tempo são fundamentais para a qualidade da cerveja produzida. No entanto, muitos cervejeiros acabam produzindo sua cerveja em locais distantes e acabam perdendo o controle sob essas duas variáveis importantíssimas no processo de fabricação. O HANB resolve esse problema dando a informação em tempo real ao usuário, podendo agir, junto ao equipamento (resistência elétrica, fermentador auto-refrigerado ou geladeira, por exemplo), para que a temperatura seja mantida, independente se ele estiver perto ou não da cervejaria, pois por se tratar de um App + IoT a informação estará disponível a todo momento na palma da mão.

O HANB será gratuito e segue o conceito de maker, ou também conhecido como DIY (Do It Yourself). Dessa forma, quem quiser utilizá-lo poderá adquirir os sensores de acordo com as especificações fornecidas no site do HANB (hanb.app). Todo o conjunto de hardware custa aproximadamente R$ 100,00 e qualquer interessado pode comprar as peças e montar.

“A ideia é também criar uma comunidade de usuários e desenvolvedores, que elaborem novas funcionalidades e possam atuar até como integradores”, explica o Diretor de Inovação da ART IT, Rodrigo Bizarro.

Mercado de cervejarias artesanais no Brasil

De acordo com a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), em dez anos o Brasil foi de 70 para 700 cervejarias, sem contar as que não possuem registro. Em 2018, por exemplo, cerca de 185 novas fábricas foram registradas, um crescimento de 35% no ramo.

Diversos setores estão explorando produtos especiais para atrair clientes. Com as cervejas artesanais um novo público está surgindo, valorizando as marcas produzidas artesanalmente e a qualidade das produções em pequenas escalas.

“Com o HANB, não queremos apenas beneficiar os cervejeiros caseiros, mas também evoluir nessa disciplina para poder oferecer novos serviços em IoT na ART IT, ainda em 2020”, revela Rodrigo Bizarro.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com