Negócios em Foco

Proprietária de loja no Guarujá supera casamento violento e vê negócio crescer 500% em dois anos


Campinas 14/08/2018 14h17

Alessandra Saraceni montou loja para viver com os quatro filhos depois da separação, recuperou a autoestima (perdeu 25 quilos em dois anos) e seu negócio - um bazar de presentes criativos e utilidades domésticas, no litoral paulista - não para de crescer.

Alessandra Saraceni compartilha a sua história na Imersão 8Ps de julho - Imersão 8Ps

Independência financeira como autonomia da mulher está entre as estratégias propostas por Gabriela Manssur, promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, para dar fim a casos de violência contra a mulher - que, neste início de agosto, têm assombrado o noticiário nacional. Em entrevista ao Jornal O Globo, a promotora avalia ser importante que a mulher esteja no controle de suas escolhas: “A mulher precisa ter autonomia financeira e emocional, não pode deixar sua felicidade nas mãos do outro. O relacionamento abusivo precede a violência e pode levar ao feminicídio”, ela responde à pergunta sobre como acabar com a violência de gênero.

Recentes estatísticas, a exemplo da revelada pela pesquisa “Empreendedorismo no Brasil: 2016”, feita pelo Consórcio GEM (Global Entrepreneurship Monitor) em parceria com o Sebrae, têm delineado um novo perfil profissional feminino, demonstrando o potencial dessa autonomia: 51,5% dos empreendedores brasileiros já são mulheres - e, nesse contexto, há muitos casos de abertura do próprio negócio para superar um relacionamento de dependência e violência.

Foi o que compartilhou a empresária do Guarujá - litoral de São Paulo - Alessandra Saraceni, proprietária de um bazar de presentes criativos e utilidades domésticas, diante de uma plateia com 1.400 empresários, que, no final de julho, participavam de um treinamento de marketing digital e vendas, em São Paulo, chamado Imersão 8Ps. Ela contou como saiu de uma situação, com a empresa prestes a fechar, para alcançar, dois anos depois, um faturamento dez vezes maior.

“A minha loja tinha três funcionários, e eu só não os dispensei porque não tinha como pagar a rescisão. Hoje, tenho 16 funcionários, com faturamento 500% maior. E isso porque a minha loja está localizada em uma rua sem estacionamento próximo, com pouca facilidade para trânsito de pedestres e cercada por clínicas médicas, mas que está constantemente cheia de clientes”, pontua Saraceni.

Para dar um giro na sua situação, a empresária procurou ajuda de especialistas de marketing digital para reposicionar o seu negócio e, em 2015, se inscreveu no Programa de Mentoria do trainer Conrado Adolpho - empresário que criou o Método 8Ps (8 Passos) do marketing digital e vem realizando, a cada dois meses, treinamentos imersivos de três dias voltados a proprietários de pequenos e médios negócios.

“Quando eu me inscrevi para a mentoria do Conrado Adolpho, eu estava em busca de saber o que estava travando a minha loja de dar certo. Aquele dia foi o segundo pior dia da minha vida: o primeiro havia sido quando sofri cárcere privado pelo meu ex-marido, e saí de lá escoltada depois de agressões físicas, verbais e até ameaças com faca”, compartilha. A empresária havia sido casada durante 11 anos e, depois da separação, mudou-se com seus quatro filhos para o Guarujá, onde decidiu recomeçar com a abertura de uma loja no formato de 1,99.

“Voltar a dor para curar e seguir”

Falar abertamente sobre violência doméstica está longe de ser fácil - mesmo depois de o assunto estar em pauta em diferentes canais de comunicação. Para Alessandra Saraceni, falar sobre a sua experiência em uma mentoria de negócios a ajudou a seguir em frente. “A mentoria com o Conrado Adolpho foi o segundo pior dia da minha vida porque foi quando eu percebi que as motivações para eu ter um negócio ainda estavam ligadas às minhas dores anteriores. Então, ao mesmo tempo que foi o pior - por ter me feito vivenciar tudo aquilo de novo -, foi também o mais libertador, porque consegui corrigir a rota. Pra curar uma dor, você tem que voltar a ela, e foi muito bom falar sobre isso”, conta.

Aplicando as estratégias de negócios aprendidas, ao mesmo tempo que alterou a rota da sua loja, também deu um novo impulso à sua autoestima e vida pessoal: Saraceni emagreceu 25 quilos em dois anos, ganhou autoridade no seu segmento e virou uma celebridade na região: “Eu pude voltar a sonhar e a educar meus quatro filhos com dignidade” - a filha mais velha está no segundo ano de Medicina. Agora, Saraceni ampliou as vendas da sua loja para e-commerce, aproveitando a audiência de sua rede social, onde faz lives diárias. Sua fanpage no Facebook tem 85 mil seguidores e 13 mil no Instagram. Também passou a fazer consultorias de negócios e palestras.

Para Conrado Adolpho, o seu desafio como mentor de negócios de Alessandra Saraceni foi incentivá-la a acreditar em si mesma. “Os empresários, em geral, acreditam que basta aplicar os conhecimentos técnicos para que seus negócios cresçam. Claro que a parte técnica é importante, entretanto, se o autoconceito dele estiver ruim, se ele não se achar merecedor, não conseguirá acreditar também em seu negócio”, o trainer avalia. Na Imersão 8Ps, cuja Turma 39 acontecerá de 21 a 23 de setembro, em São Paulo, Conrado Adolpho acrescenta conteúdo de mindset para incentivar pequenos e médios empresários a terem crescimento - e sucesso - em seus negócios, a partir de estratégias de marketing digital e vendas.


Mais informações:

Divulgado por

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com