Negócios em Foco

Porto Alegre ganha plataforma para locação de imóveis: sem fiador, online e sem gastos com garantias ou cartório


Porto Alegre - RS 22/08/2018 11h07

Startup promete beneficiar inquilinos e proprietários ao simplificar o aluguel residencial com soluções digitais.

Equipe Lockey - Lockey

Buscando entender as expectativas dos consumidores em relação à transformação digital e modernização das transações no Brasil, a DocunSign, líder em assinaturas eletrônicas, realizou uma pesquisa entrevistando mais de mil profissionais, entre colaboradores e executivos de empresas brasileiras. Os resultados são os indicadores de que oferecer meios digitais para se relacionar com os clientes não é mais um diferencial, é uma necessidade de sobrevivência das empresas.

A irrefutável maioria dos profissionais entrevistados (97%) disse esperar que as empresas com as quais lidam ofereçam meios digitais para a assinatura de contratos e aquisição de produtos. Isso comprova que já é hora de encarar a realidade: a inovação é uma demanda evidente dos clientes, a evolução do mercado acontece totalmente integrada à sua transformação digital e as empresas que viram essa chave conseguem elevar seus lucros e acelerar a expansão. Esse é o caso da Lockey, que chega à Porto Alegre com uma bagagem de soluções que promete beneficiar proprietários de imóveis e inquilinos que desejam alugar com simplicidade e segurança.  

Assim como o motor elétrico era o condutor da evolução tecnológica na era industrial, a Internet transformou nossa sociedade, construindo-a em torno das relações operadas por meio das redes digitais. O surgimento do conceito plataforma, por exemplo, merece destaque.  Plataforma é algo que vincula partes. O Uber é uma plataforma que conecta o usuário do transporte urbano privado ao motorista prestador de serviço. E o interessante é que o Uber não tem posse dos carros, basta ligar a oferta à procura. Assim acontece também com a Lockey, quando se trata de aluguel de imóveis residenciais. 

A startup é uma plataforma que conecta o interessado em alugar ao proprietário do imóvel, eliminando a burocracia e facilitando o processo do início ao fim: Sem a necessidade de fiadores para inquilinos, com total garantia de pagamento do aluguel ao proprietário, além de assinatura de contrato eletrônica para ambas as partes, ou seja, zero papelada.

O projeto inicial envolveu muita pesquisa e durou aproximadamente 2 anos antes da fundação da empresa. O levantamento foi claro: A necessidade de simplificar o aluguel era evidente e o mercado implorava por uma solução. 

O start foi dado em 2017, pelo empreendedor Marcos Silva, 30, que nasceu inserido neste mercado e é sócio de outras empresas do segmento.  Já foram investidos mais de 4 milhões no negócio e os resultados do primeiro ano são surpreendentes: A Lockey é a empresa que mais aluga imóveis e em menor prazo médio em Belo Horizonte, além de possuir a maior carteira de imóveis anunciados.

Marcos Silva considera a capital gaúcha uma cidade estratégica para dar o segundo passo: “Vejo em Porto Alegre uma grande expressão econômica e pessoas que valorizam a tradição de escolher sempre o que há de mais profissional e moderno no mercado. Isso reforça o conceito da Lockey, que buscou conciliar boas práticas já existentes no mercado, mas em um outro nível de experiência, trazendo muito mais comodidade, transparência e agilidade na hora de alugar um imóvel. Além disso, identificamos que o processo na capital gaúcha ainda é estruturado em muita burocracia e alto custo, em especial para o inquilino. Queremos implementar uma nova cultura, onde os clientes tenham acesso a mais benefícios sem precisarem pagar mais por isso”.

 A situação econômica favorecendo o negócio

 Pesquisas apontam o PIB crescendo menos de 2% neste ano e estimativas para 2019 reduzem, são diversos os mercados afetados. A instabilidade econômica impregnou certa insegurança nas pessoas e a indisponibilidade de valores de entrada de financiamento, ou mesmo a falta de interesse em adquirir um imóvel próprio, vem dando cada vez mais espaço ao mercado de locação.

 Como a Lockey funciona?

Para o inquilino, a grande facilidade é o aluguel sem fiador e sem custos. Com a Lockey, o interessado em alugar não precisa perder tempo ou sofrer algum tipo de constrangimento ao pedir um parente ou amigo para ser seu fiador e muito menos emitir cheque caução, pois tudo acontece através de um processo online e sem burocracia.

Isso é possível porque a Lockey paga o seguro fiança para os seus clientes, inquilinos e proprietários, facilitando e dando agilidade a todo o processo de locação. Tudo é feito pela plataforma online: O agendamento da visita, o envio da proposta diretamente ao proprietário e até a assinatura do contrato - que dispensa o reconhecimento de firma em cartório. É tanta praticidade que há quem duvide.

Para o proprietário as vantagens são igualmente atrativas, pois o seguro de fiança locatícia, pago pela empresa, garante ao dono do imóvel uma cobertura de até 30 vezes o valor do aluguel. Ou seja, mesmo se o inquilino estiver inadimplente, o proprietário continua recebendo o seu aluguel em dia, além de não sofrer com atrasos nas contas de IPTU e condomínio, pois isso tudo está coberto pelo seguro. O custo da administração do imóvel não passa de 8% e, outro ponto interessante, é que a Lockey não exige exclusividade sobre a divulgação dos imóveis, sendo uma alternativa totalmente gratuita e livre para anunciar.

O anúncio do imóvel conta com fotos profissionais e em 360°, promovendo a melhor experiência possível no site, além de maior transparência quanto ao estado do imóvel. Em consequência, o interessado em alugar só agenda a visita se, de fato, encontrar o imóvel que está procurando, o que reduz consideravelmente o tempo até alugar.

“É cada dia mais comum situações em que o imóvel - vago sob a administração de imobiliárias tradicionais - é alugado em menos de 5 dias. Em apenas um ano, já transitaram mais de 3.000 imóveis pela plataforma” afirma Marcos.

O empreendedor não revela quais são as próximas cidades que contemplam o projeto de expansão, mas afirma que os planos são audaciosos para os próximos 12 meses: “Estar em Porto Alegre é mais um passo para estarmos no restante do país.”

O lançamento oficial em Porto Alegre está previsto para dia 27 de agosto, mas os proprietários de imóveis já podem experimentar. Quem quiser deixar um imóvel de locação com a Lockey pode entrar no site e se cadastrar. Em seguida, um consultor do time entrará em contato para apresentar a proposta de trabalho da empresa e agendar a fotografia para o anúncio que, inclusive, é totalmente grátis. Depois de aprovado, o imóvel é exibido na plataforma, nos maiores portais imobiliários do Brasil e principais canais de busca online, atraindo diversos interessados em alugar.

 

 

 


Mais informações:

Divulgado por

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com