Negócios em Foco

O poder do networking no fortalecimento do empreendedorismo local


Caratinga, MG 22/11/2018 15h29

A conexão entre pequenos empresários pode gerar grandes negócios

Palco do Pitch Empreendedor - Agência X Digital

Ter contatos profissionais estratégicos, mantê-los ativos e produtivos se tornou um trunfo em um mercado cada vez mais competitivo. Traduzir isso em uma única palavra é falar de networking e do seu poder no mundo dos negócios. O assunto é tão relevante, que grandes faculdades americanas já incluíram o tema em suas grades regulares, como a Davis College e a University of Michigan.

Ao se buscar referências bibliográficas sobre o assunto, o surgimento da prática de networking se liga a Teoria do Conectivismo. Criada pelo psicólogo americano, Stanley Milgram, na década de 60, a teoria nasceu de um artigo chamado “The Small World Problem” ou “O Problema do Mundo Pequeno”. O estudo apresentou a probabilidade que cada pessoa tem de conhecer e se conectar com outra no mundo, independentemente da localização. A conclusão? Segundo a Teoria, são necessários até seis laços de amizade, no máximo, para que todos os indivíduos estejam ligados.

Sendo verdade ou não, pequenos ecossistemas empreendedores tem apostado, cada vez mais, no poder do networking como ferramenta de fortalecimento da economia local. Um exemplo prático desta mobilização é o Picth Empreendedor; evento que tem por objetivo proporcionar aos empresários locais capacitação de alta performance e oportunidades de networking. Sua primeira edição aconteceu em agosto, no município de Caratinga  - cidade de 82 mil habitantes localizada no Leste de Minas Gerais -  e reuniu mais de 70 empresários que passaram o dia imersos no mundo do empreendedorismo.

Ao longo da programação, os presentes tiveram a chance de trocar experiências, apresentar seus projetos, conhecer novas marcas locais e fechar negócios. 16 inscritos fizeram seu PITCH – uma apresentação rápida e matadora de seu produto ou serviço.  Cada participante teve 10 minutos no palco para mostrar todo o potencial do seu negócio ao público.

O empreendedor e mentor, Sylvio Araújo, foi um dos palestrantes do evento. Ele falou sobre os “Oito Passos que uma Empresa Deve Seguir Para Vender Mais”. Sylvio abordou pontos como a importância de definir e conhecer, exatamente, quem é o cliente ideal de cada negócio e sobre como contornar qualquer tipo de objeção comercial. “Dentro de oito ou nove meses, é possível aplicar todo o método e fazer com o que todos os processos rodem de forma contínua, tornando real o aumento de vendas e ticket médio e a diminuição de custos,” afirmou.

Para o empresário e chef de cozinha, Gustavo Alves, participar do Picth foi uma excelente oportunidade de se conectar a pessoas com os mesmos objetivos. “Poder trocar experiências a respeito do desafios e oportunidades do mercado - com quem também quer empreender - foi sensacional. Unir e conectar estes empreendedores foi o mais legal do Picth.”

Uma boa forma de experimentar o poder do networking, na prática, é seguir três dicas bem simples mas que, se executadas, podem render excelentes conexões profissionais:

1 – Ter bons contatos é melhor do que ter muitos contatos;

2 – Manter contato sempre; não só quando precisar de alguma ajuda ou serviço;

3 – Oferecer algo ao seu contato comercial, espontaneamente, sem esperar algo em troca. Isso pode fortalecer a relação, gerar confiança e reciprocidade.

---------------------------------------

O Picth Empreendedor foi promovido pelo Agência X Digital; uma das empresas que compõe o Grupo SSX Gestão e Negócios, conglomerado  formado por 13 empreendimentos e 18 frentes de atuação que tem como proprietário e gestor, o empreendedor caratinguense, Sylvio Araújo.

Para saber mais, acesse:

Site: www.pitchempreendedor.com.br  
Instagram.com/pitchempreendedor
Facebook.com/pitchempreendedor
YouTube: http://bit.ly/PitchEmpreendedorVideos

 

Redação: Swellen Batista Julião Casagrande | Jornalista MG 013386 JP


Mais informações:

Divulgado por

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com