Negócios em Foco

Conhecimento: a saída para conseguir o trabalho desejado


São Paulo, SP 08/08/2018 10h35

Pesquisa feita por startup de educação mostra que a melhor estratégia para se recolocar no mercado de trabalho é o conhecimento específico. 200 alunos entrevistados afirmaram os cursos online realizados foram um diferencial na hora de conseguir um emprego.

DINO

Desde 2015, o fantasma do desemprego ronda a economia brasileira. Em apenas alguns anos, a taxa de desemprego pulou de 5% para 13%. Dito assim, 8% não parece algo tão grave, mas se dissermos mais 16 milhões de pessoas sem trabalho? Você consegue imaginar todos os habitantes das cidades de São Paulo, Campinas, Guarulhos e Santos sem emprego? Esse foi o aumento na taxa de desemprego.

Agora, imagine todos os habitantes dessas cidades, de uma hora para outra, sem emprego. Quão difícil seria, destacar-se no meio dessa população para mostrar que alguém merece mais a vaga do que os outros 15.999.999? Como é possível mostrar algo diferente num cenário como esse?

Como convencer um recrutador que contratar determinada pessoa é a melhor decisão para a empresa?

Conhecimento. A FM2S, startup da área de educação situada na região de Campinas, fez uma pesquisa sobre o impacto do conhecimento nas chances de se conseguir um emprego. Segundo a empresa, mais de 200 alunos, dos 1000 pesquisados, reportaram que os diplomas em Lean e Seis Sigma foram fundamentais para conseguirem a vaga.

Dentre os alunos, os cursos de Lean são os mais desejados, tanto o introdutório gratuito como o completo. Segundo Anselmo, um dos alunos entrevistados na pesquisa, conseguir o diploma e exibi-lo numa famosa rede social de empregos, garantiu convites de entrevistas e, dois meses depois, o tão sonhado emprego.

Adriano, por sua vez, comentou que o E-Book lançado pela empresa com dicas para turbinar o perfil na rede social de empregos, ampliou muito suas chances no mercado de trabalho. "Um recrutador que me viu compartilhando artigos sobre Lean Manufacturing, se interessou em me conhecer. E, assim, acabei conquistando um emprego nessa empresa" - comentou o aluno.

Não há desemprego para quem tem conhecimento

Segundo o estudo realizado, 43% dos recrutadores possuem vagas em aberto há mais de 6 meses. E, a razão para isso é: faltam profissionais com as qualificações necessárias. Os 200 ex-alunos contratados, conseguiram por meio de cursos de capacitação EAD e de curta duração, fechar essa lacuna de conhecimento sugerida pelos recrutadores.

Em uma nova plataforma criada para busca de empregos, há 29 vagas em aberto para pessoas que possuem conhecimento em Lean Manufacturing somente no Estado de São Paulo. Na mais famosa, são mais de 69. Em outra plataforma, 182. Em menos de 5 minutos, um candidato com Lean no currículo consegue encontrar mais de 300 vagas em aberto para ele.

Além do Lean, os empregos que demandam conhecimento em Six Sigma também estão em alta. Tal qual o Lean, em 5 minutos é possível achar mais de 250 vagas de emprego na área.

A pesquisa da FM2S deixou claro que, a única chance de se sobressair numa multidão de 26 milhões de desempregados, é mostrar ao recrutador que o candidato tem conhecimento sobre assuntos específicos. A graduação universitária é importante, mas ela sozinha, não garante destaque. Em 2016, segundo dados do ministério da educação, 1 milhão de alunos concluíram sua faculdade.

Na FM2S, há hoje, 19 mil alunos matriculados nos mais de 39 cursos oferecidos pela plataforma. Nela, há vários cursos gratuitos e acessíveis a todos.


Mais informações:

Divulgado por

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com