Negócios em Foco

O que este CEO, líder em formação de profissionais, ensina sobre crescimento na crise


São Paulo 10/07/2020 14h38

O executivo liderou a transformação digital de empresas como Via Varejo, Walmart, Unimed, Movida e Sodexo

Respeito ao momento em que a sociedade está vivendo é a primeira lição do TECH CEO Fabio Camara do Grupo FCamara (www.fcamara.com.br), maior consultoria de TI em soluções digitais do país. O empresário foi o 3º profissional mais certificado da América Latina na primeira década e tem experiência com formação de profissionais de tecnologia que hoje estão ocupando altos cargos dentro e fora do país. O gestor conta um pouco da sua rotina entre reuniões, direção de empresas, tarefas domésticas e cuidado com os filhos.

Segundo o líder, o cenário de crise sanitária desencadeou outros pequenos processos que mudaram completamente as relações profissionais. “Se você parte do princípio de que o colaborador, que está de home office, está deixando as atribuições de lado, você está esquecendo que o cenário é outro. Por mais que tenhamos um escritório em casa, estamos todos com outros familiares, dividindo funções, gerindo crises de filhos e por fim produzindo. É preciso respeitar esta realidade e se comunicar com franqueza”, relata Camara.

As questões de recursos humanos estão em evidência, a atenção ao colaborador para garantir que a experiência dele seja positiva e ele mantenha a produtividade é prioridade na empresa. “É importante que tenhamos momentos de interação pessoal. A cada 15 dias fazemos um momento de happy hour, enviamos vinho para a casa dos gestores e conversamos. Essa descompressão é necessária e toda empresa tem que entender isso como uma responsabilidade, nós dependemos de interação social para termos empatia uns com os outros”, explica o gestor.

O CEO lembra que a flexibilização também inclui novas formas de gerenciamento. Segundo ele, o ideal é manter uma agenda regular de encontros virtuais com os colaboradores e relatórios. “O líder não pode ficar cobrando a cada 1h, basta estabelecer um processo e deixar o colaborador se autogerenciar. Sem autonomia, o processo se torna estressante e o rendimento cai”.

Na FCamara, os resultados têm sido melhores com colaboradores em home office, incluindo Fabio que se diz mais produtivo e organizado no formato de trabalho à distância. “Temos relatos de funcionários que estão tendo uma qualidade de vida melhor, que estão se relacionando com os familiares com mais frequência e que querem continuar trabalhando à distância. Ficar 1h30 se movendo para o escritório perdeu sentido na nossa empresa”.

O grupo já operava em home office optativo antes da pandemia, oferecendo mais liberdade ao colaborador. “Eu acredito que as empresas da cidade de São Paulo que operavam em torno de 15% em home office vão saltar para 50% após a pandemia. É necessário manter o escritório, mas estamos aprendendo que podemos manter um time muito mais engajado e feliz em casa”, conclui.

Sobre o Grupo FCamara

Criado em 2008, o Grupo FCamara é atualmente a maior consultoria de TI em soluções digitais. Seus negócios possuem especializações em diversos segmentos: e-commerce & varejo, fintechs, saúde, educação, indústria, porto & logística, dentre outros. O grupo segue uma fórmula que une time, cultura e método. Seu culture code inovador e programas de formação preparam grandes profissionais e times de alta performance. Em 2015, após imersão no Vale do Silício, o grupo fundou a Orange Founders, sua própria Venture Builder, que já lançou 8 startups disruptivas com foco B2B.

Saiba mais: https://www.fcamara.com.br/

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com