Negócios em Foco

O que é permitido na hora de customizar a sua motocicleta?


São Paulo - SP 09/05/2018 09h19

Adesivos para motos - https://www.freepik.com/free-photo/man-with-motorbike-on-rock_1969079.htm

Você é apaixonado por motos e tem interesse em personalizar sua máquina, mas muitas dúvidas sobre o que pode ou não pode ser feito dentro da lei? Vamos aqui esclarecer alguns pontos importantes sobre a prática de customização, muito comum entre os amantes das duas rodas, que traz estilo e diferenciação para o seu veículo.

Embora a lei, em sua mais recente atualização, tenha dificultado as regras para modificações, é importante estar ciente sobre o que é permitido e o que não é, referente a vários elementos como farol, escapamento, adesivos para motos, cores etc., para que você possa deixar sua motocicleta do jeito que deseja, mais ainda dentro da lei, evitando que isso pese no seu bolso e na sua CNH. Saiba mais sobre o assunto nas informações abaixo.

A customização

Customizar um veículo diz respeito a alterar suas características originais, de fábrica, o que pode envolver várias partes de sua moto. Como uma prática muito difundida, essa personalização pode envolver altos custos e, dependendo do que for modificado, trazer alguns riscos ao motociclista, e por isso a legislação mantém-se rigorosa, estabelecendo grandes burocracias quanto a essas modificações.

Recentes mudanças na lei

Em agosto de 2017, o Departamento Nacional de Trânsito - Denatran - estabeleceu uma nova portaria sobre as modificações que são permitidas em veículos, dificultando a customização de motocicletas e restringindo a prática a alguns poucos itens. Agora, qualquer alteração no veículo precisa pedir uma prévia autorização ao Detran, e, posteriormente, passar por perícia nos órgãos de trânsito, para que a documentação seja atualizada e os critérios de segurança, verificados.

O que pode e o que não pode na hora de customizar

  • Cores/adesivos: modificar a pintura original de sua máquina ou personalizá-la com adesivos para motos é permitido sem necessidade de certificação, desde que isso altere, no máximo, 50% de sua cor. Acima desse percentual, é necessário avisar ao Detran sobre a mudança;
  • Farol de xenon: proporcionando ao veículo uma luz diferenciada e mais forte do que a dos faróis comuns (o que pode facilitar a visão noturna), o uso do farol de xenon é proibido, exceto quando é um item de fábrica. O motivo é porque seu uso desregulado pode "cegar" outros motoristas nas ruas, tornando-se uma prática perigosa;
  • Tanque e rodas: as modificações ou substituições do tanque precisam ser aprovadas pelo INMETRO. Já em relação às rodas, elas podem ser trocadas desde que não sejam mais largas do que a área do para-lamas, enquanto que o conjunto de rodas e pneus não pode ultrapassar o diâmetro do conjunto original;
  • Escapamento: de acordo com a nova lei, o escapamento não pode mais ser modificado, devendo permanecer o modelo original;
  • Guidão: pode ser modificado, desde que obedeça à largura máxima de 950mm e que a altura não ultrapasse a altura do ombro do motociclista. Aqueles guidões muito altos (chamados popularmente de "seca suvacos") estão proibidos, pois não apresentam a segurança e estabilidade necessária.

Caso essas medidas não sejam respeitadas, pode-se aplicar uma multa no valor de R$ 195,23, e mais cinco pontos na CNH, podendo também ter o veículo aprendido até sua regularização. Além disso, a multa pode ser aplicada mediante a "interpretação" de um agente de trânsito sobre a situação, o qual, muitas vezes, não possui o conhecimento técnico para afirmar se a customização é ou não regular. Portanto, é imprescindível que o motociclista mantenha-se sempre atualizado sobre a lei e, em caso de modificação da sua máquina, seja do tanque, rodas ou adesivos para motos, que esta esteja regularizada e com a documentação necessária, evitando problemas financeiros e outras dores de cabeça.

Gostou dessa matéria ou tem alguma sugestão ou observação para fazer? Deixe-a nos comentários abaixo e lembre-se de compartilhar essas informações com seus colegas motociclistas!

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com