Negócios em Foco

Três utilidades da Inteligência Artificial para educadores


São Paulo, SP 21/08/2018 14h50

O uso inteligente e planejado da tecnologia promove benefícios dentro e fora das salas de aula e aprimora os métodos de gestão escolar

DINO

A educação é uma preocupação muito presente entre as famílias brasileiras. Não sem motivo, já que, segundo um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 51% da população adulta do país (cerca de 66,3 milhões de pessoas) possuem apenas o Ensino Fundamental como nível de escolaridade. O IBGE constatou ainda que 24,8 milhões de jovens entre 14 e 29 anos estão fora das escolas .

Embora ainda existam muitos aspectos a serem revistos na longa jornada até o nível da educação brasileira ser considerado minimamente satisfatório, o emprego de algumas metodologias, técnicas, conceitos e recursos tecnológicos no aprimoramento da educação tem se mostrado promissor. É o caso, por exemplo, da tão citada Inteligência Artificial.

O que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial é uma vertente da ciência e da informática empenhada em revolucionar a maneira como se dá a interação das pessoas com a tecnologia. Em termos gerais, tem o objetivo de desenvolver em máquinas e computadores atributos de seres humanos, como acúmulo de conhecimento, capacidade de raciocínio, percepção e solução de problemas, planejamento, antecipação de crises e muito mais.

Se no campo ficcional a Inteligência Artificial dá margem para teorias da conspiração e histórias apocalípticas, na vida real as possibilidades que traz são um objeto constante de estudo, visto que os benefícios dela se aplicam a todos os setores da vida humana, inclusive à educação.

1) Processos de aprendizado otimizados pela tecnologia

Ao longo das últimas décadas, educadores têm presenciado o desenvolvimento de diversas ferramentas cujo objetivo é inovar a forma como a educação é proposta aos estudantes. Sistemas individuais de aprendizagem adaptativa, que se moldam automaticamente de acordo com o ritmo de cada aluno, já são uma realidade e, além da possibilidade de serem incorporados dentro das salas de aula, podem ser utilizados em qualquer lugar por meio de dispositivos eletrônicos.

Alguns recursos como a realidade virtual, por exemplo, permitem que qualquer aula tenha o potencial de ser não apenas uma assimilação de conteúdo, mas uma experiência sensorial completa, estimulando o aprendizado de maneira mais ampla e profunda.

2) Ferramentas de gestão do cotidiano escolar

A maneira como pais, alunos e educadores se relacionam tem um papel importantíssimo para o rendimento dos estudantes em sala de aula. Com o uso da tecnologia e dos recursos de Inteligência Artificial, ferramentas como a ClipEscola são desenvolvidas para avançar nessa questão.

Trata-se de uma plataforma que utiliza diversas funcionalidades para abolir as obsoletas agendas físicas da rotina dos pais e dos profissionais ligados à educação, e que permite uma série de outros recursos .

Troca de mensagens, calendário virtual, envio de documentos, controle de pagamentos, enquetes e tantas outras tarefas que antes demandavam um tempo precioso dos pais e da escola, hoje podem ser realizadas muito rapidamente por meio de um aplicativo para tablets e smartphones.

3) Acompanhamento personalizado dos estudantes

Machine Learning é o nome que se dá à capacidade de aprendizado das máquinas desenvolvidas com Inteligência Artificial. No âmbito educacional, essas máquinas podem ser alimentadas por um banco de dados que contém as informações sobre o desempenho dos alunos e, a partir daí, elas são capazes de identificar padrões e reconhecer quais são os obstáculos para o aprendizado em uma determinada área.

Nesse exemplo, um programa de exercícios específicos para a área identificada poderia ser uma solução. Além disso, a Inteligência Artificial permite ainda que algumas dificuldades sejam antecipadas, baseando-se no histórico de cada aluno. Como máquinas inteligentes, elas também podem ser programadas para tirar dúvidas durante o processo de aprendizado, facilitando, inclusive, o trabalho dos professores.

Saiba mais sobre a ClipEscola

ClipEscola é uma plataforma de transformação digital desenvolvida a partir de um estudo extenso das demandas de dezenas de escolas do berçário, ensino fundamental e médio. A partir das necessidades constatadas, a solução foi criada com o propósito de aprimorar a relação entre pais e educadores por meio de uma comunicação mais dinâmica e eficiente.

A plataforma é desenvolvida por uma startup catarinense que está presente em todo o Brasil e em diversos países do mundo, já tendo mais de meio milhão de usuários. Descubra mais sobre ela por aqui .


Mais informações:

Divulgado por

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com