Negócios em Foco

O mercado de games cresceu na quarentena? Instrutor da Udemy responde


São Paulo 05/10/2020 11h26

O instrutor de desenvolvimento de jogos na Udemy Wiliam Nascimento fala sobre o setor e as oportunidades para quem trabalha ou quer trabalhar nele

Nadine Shaabana/Unsplash

O mercado global de games deve faturar 159,3 bilhões de dólares neste ano, 9,3% a mais que em 2019 – de acordo com um relatório da consultoria Newzoo. Um dos principais incentivos para o aumento do interesse por jogos no mundo todo, segundo o estudo, foi o distanciamento social requerido pela pandemia da COVID-19.

Ao mesmo tempo, faltam profissionais na área no Brasil – e os que existem são muito requisitados. Por exemplo, de acordo com o jornal O Globo, a empresa brasileira de jogos para dispositivos móveis Wildlife Studios já contratou mais de 350 profissionais neste ano – e pretende contratar mais 310. É um mercado em plena expansão.

Leia a seguir uma entrevista com Wiliam Nascimento, instrutor de desenvolvimento de jogos na Udemy, o maior destino do mundo para cursos online, sobre as mudanças no mercado durante o período de distanciamento social e as oportunidades para desenvolvedores – e para quem pretende se tornar um desenvolvedor.

1- Você percebeu um aumento no consumo de games nos últimos meses, impulsionado pelo distanciamento social?

Sim, certamente. Estudos de consultorias como a Newzoo e a SuperData mostraram isso. A demanda por novos jogos está alta. E até jogos mais antigos estão sendo procurados.

2- Quais são as cinco habilidades necessárias para se tornar um desenvolvedor de jogos e obter sucesso na área?

Na minha opinião, são: saber programação, saber criar algum tipo de arte (pixelada, vetorizada ou 3D), ser criativo, lidar bem com resolução de problemas e ser focado.

3- As habilidades necessárias atualmente são as mesmas de antes da pandemia ou mudaram?

São praticamente as mesmas. O que muda é a necessidade de ser ainda mais criativo, para não oferecer produtos "mais do mesmo".

4- Quais são as três principais tendências para o mercado de games no próximo ano?

Jogos multiplayer (para que amigos possam jogar juntos mesmo à distância), jogos minimalistas e jogos pixelados.

5- Você diria que o setor de games foi beneficiado pelo distanciamento social?

Sim, sem a possibilidade de sair para socializar, mais pessoas passaram a procurar os jogos eletrônicos.

6- Algum tipo de jogo ganhou popularidade durante o distanciamento social? Por exemplo, os jogos educativos, já que as crianças estão mais em casa?

Sim, os jogos educativos realmente tiveram um crescimento fantástico. Eles têm sido muito usados pelos pais como apoio ao ensino doméstico. Outra categoria que ficou mais popular foi a de jogos multiplayer, como o Fall Guys, de batalha real.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com