Negócios em Foco

Médico dinamarquês Borge Nordestgaard vem ao Brasil participar do 52º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial


Florianópolis, Santa Catarina 26/09/2018 10h54

Em Florianópolis, pesquisador que defende o fim do jejum para exames de colesterol participa de conferência magna no dia 26

DINO

Rio de Janeiro, 26 de setembro de 2018 - A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial traz ao seu 52º Congresso o médico dinamarquês Borge Nordestgaard, da Universidade de Copenhagen. Ele é responsável pelo estudo pioneiro que apontou a não necessidade do jejum para exames de colesterol e triglicerídeos. A visão geral sobre o fim do jejum para realização de exames laboratoriais será tema da conferência magna que acontece no dia 26 de setembro, no Centrosul, em Florianópolis.

No Brasil essa diretriz já foi divulgada para os laboratórios através do Consenso Brasileiro para a Normatização da Determinação Laboratorial do Perfil Lipídico, elaborado pela SBPC/ML em conjunto com as sociedades brasileiras de Cardiologia, Endocrinologia e Metabologia, Diabetes e de Análises Clínicas. No entanto, são poucos os que praticam a norma, muitas vezes ocasionada pelo desconhecimento dos pacientes sobre essa recomendação.

"Todos são beneficiados com o fim do jejum. O paciente que não precisa mais passar pelo desconforto de ficar 12 horas sem comer, principalmente aqueles mais sensíveis como é o caso dos diabéticos que usam insulina, pois correm maior risco hipoglicêmico devido ao jejum prolongado. Já os laboratórios têm a oportunidade de otimizar seu fluxo de atendimento, com melhor distribuição dos horários, atendendo os pacientes com mais qualidade. Além da praticidade e segurança da coleta no estado pós‐prandial", afirma Carlos Eduardo Ferreira, Diretor de Ensino da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial.

A conferência magna visa reforçar essa recomendação internacional entre os atores do setor de medicina diagnóstica, seguindo orientações das Federações Europeias de Aterosclerose e de Química Clínica e Medicina Laboratorial. Segundo elas, o uso do jejum gera mais trabalho para os pacientes e os médicos, que muitas vezes precisam solicitar novos exames, ampliando os custos de assistência à saúde.

Serviço - 52º Congresso de Brasileiro Patologia Clínica/Medicina Laboratorial
Fim do Jejum - Visão Geral do Mundo - Borge Nordestgaard
Data: 26 de setembro de 2018
Horário: 11h30
Local: Centrosul - Florianópolis - Santa Catarina
Inscrições: cbpcml.org.br

Sobre a SBPC/ML
A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) é uma Sociedade de Especialidade Médica, fundada em 1944 e que atua na área de laboratórios clínicos. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, tem como finalidade reunir médicos com Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e de outras especialidades como farmacêutico-bioquímicos, biomédicos, biólogos e outros profissionais de laboratórios clínicos, além de empresas do setor.

A SBPC/ML disponibiliza o PALC - Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos que avalia um laboratório através de auditorias e determina se ele atende a requisitos predeterminados para exercer as tarefas a que se propõe. Dentre vários objetivos esse processo pretende garantir a qualidade dos serviços prestados e a confiabilidade dos resultados.

A SBPC/ML dispõe de projetos de habilitação e qualificação profissional de acordo com a legislação em vigor, através de atividades voltadas para ensino, pesquisa e divulgação científica em Medicina Laboratorial, tendo como meta principal a saúde da população. Para alcançar esses objetivos a SBPC/ML realiza cursos, jornadas, congressos, eventos relacionados e publicações científicas.


Mais informações:

Divulgado por

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com