Negócios em Foco

Diário Oficial da União publica mudança no horário de verão para 18 de novembro


São Paulo 15/10/2018 17h57

A alteração na data de início do horário de verão ocorreu através de pedido do Ministério da Educação. A justificativa é que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está previsto para acontecer no mesmo dia em que os relógios deveriam ser alterados, o que poderia prejudicar e causar atraso dos candidatos.

A alteração na data de início do horário de verão ocorreu através de pedido do Ministério da Educação. A justificativa é que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está previsto para acontecer no mesmo dia em que os relógios deveriam ser alterados, o que poderia prejudicar e causar atraso dos candidatos.

Mudança beneficia estudantes

Os candidatos que vão prestar o Enem 2018 podem ficar mais tranquilos. O presidente da República, Michel Temer, deliberou e atendeu ao pedido do Ministério da Educação para alterar a data de início do horário de verão, que, inicialmente, estava previsto para começar no mesmo domingo de aplicação da prova - no dia 4 de novembro.

O horário de verão, agora, está previsto para ter início no dia 18 de novembro, de acordo com informações oficiais do Governo. A decisão ainda será publicada no Diário Oficial da União. Após o início do período, os relógios devem ser adiantados em uma hora, e isso não se aplica para todos os estados do país.

Atualmente, o horário de verão é adotado pelos seguintes Estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, além do Distrito Federal.

O Ministério da Educação decidiu recorrer ao Presidente. Por conta das datas do Enem e do início do horário estarem coincidindo, muitos candidatos poderiam sofrer com atrasos, prejudicando estudantes no primeiro dia da prova. A segunda etapa do Enem está prevista para o Domingo seguinte, dia 11.
Preocupação com atrasos é recorrente

Quando um estudante chega atrasado no domingo de prova do Enem, é automaticamente impedido de participar do exame e, consequentemente, é eliminado. Nos dias de prova, é muito comum encontrar casos que narram o desapontamento dos candidatos, que por algum motivo não conseguiram chegar antes do fechamento dos portões. Visto isso, a preocupação com o horário é uma constante para quem vai prestar o Enem.

Ainda que tenha ocorrido uma alteração no início da data, o dia final para o horário de verão fora mantido para o dia 16 de fevereiro (terceiro domingo do mês em 2019). Na data, os relógios serão atrasados em uma hora.

Sobre o horário de verão

O horário de verão é antigo, sendo ativo no Brasil desde a década de 30 (ainda que tenha sofrido alguns intervalos). Na última década, segundo informações do Governo Federal, o horário de verão ocasionou uma redução média de 4,5% na demanda por energia durante o horário que há maior consumo, e ainda uma economia total de 0,5%.

Em todo o horário de verão, a economia citada acima corresponde ao consumo mensal de energia em Brasília, que possui 2,8 milhões de habitantes. A energia elétrica economizada também fortalece o sistema de energia brasileiro, diminuindo a possibilidade de ter que optar pelo uso da energia de termelétricas, que são mais poluentes e caras.

Publicidade legal no Diário Oficial da União deve ter auxílio profissional

O Diário Oficial-e é uma agência de publicidade legal e, por intermédio dela, é possível ter auxilio profissional ao publicar diversos materiais no Diário Oficial da União, dos Estados e dos Municípios.
Navegue pelo site para obter maiores informações sobre publicações no Diário Oficial da União.


Mais informações:

Divulgado por

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com