Negócios em Foco

Além da aparência: o que é preciso ter para alcançar o sucesso na carreira de modelo


São Paulo 06/01/2021 16h09

Determinação, resistência emocional e flexibilidade são algumas das características essenciais para ter sucesso na profissão - Lúh Macedo

Domingos

1. Procurar uma agência séria e de confiança

Esse é o primeiro passo de como ser um modelo ou seja, procurar o amparo de uma instituição profissional e competente. Muitos acham que a primeira coisa a se fazer é um book fotográfico, mas não é bem por aí. Normalmente, as agências de modelo desejam ver o perfil do candidato primeiro, conhecendo-o pessoalmente e podem pedir algumas fotos naturais para completar a avaliação, depois, entram no assunto do book. Não se precipite, vá até uma boa agência, porque os profissionais que trabalham nela vão ser as pessoas mais indicadas para lhe orientar, o que é fundamental para quem está no início da profissão.

Todo cuidado é necessário na hora de escolher uma agência: existem muitas, mas nem todas realizam um bom trabalho. Opte por uma que seja reconhecida no mundo da moda e que tenha boas referências, pois isso lhe garante mais segurança.

2. Material fotográfico de qualidade

As fotos são uma parte importante do instrumento de trabalho do modelo, por isso, devem ter qualidade profissional. Depois que você passar pela agência, um bom fotógrafo será indicado para produzir o material e é recomendável seguir essa indicação. O book fotográfico é o portfólio de uma modelo, que é o que será apresentado para possíveis clientes que tenham interesse em contratá-lo, por isso, se ele for bom as chances de conseguir realizar trabalhos bacanas aumentam muito! E por falar nisso, todos os trabalhos que você for fazendo, devem ser acrescentados ao seu portfólio. Ele funciona praticamente como a materialização da sua carreira.

3. Cuidar da aparência

Parece clichê, mas nunca é exagero lembrar! Se você quer saber como ser modelo em SP, precisa se amar o suficiente para cuidar do seu corpo, saúde e estética. Uma alimentação sempre balanceada é algo que faz parte da vida de qualquer modelo, porque é necessário estar dentro de um padrão de peso e de medidas exigido pelo mercado (embora cada modelo tenha um biótipo a ser respeitado). Aliás, contar com um serviço de acompanhamento nutricional é um excelente investimento, porque ajuda você a manter a forma sem colocar a sua saúde em risco, como infelizmente ainda acontece.

Além da alimentação, a prática de atividades físicas também vai fazer parte da sua carreira, assim como procedimentos para manter a beleza da pele e dos dentes. Os cabelos também devem estar sempre bonitos e com aparência saudável.

Mas cuidar da aparência nem de longe significa se transformar em outra pessoa: quanto mais natural você conseguir se manter, melhor será para a sua carreira. Autenticidade é tudo em um mundo tão dominado por padrões predeterminados. Por isso, lembre-se de que ser você mesmo e cuidar de quem você é é básico de como ser modelo em SP.

4. Comprometimento

Assim que os primeiros trabalhos começarem a surgir, a modelo tem horários que deverá cumprir rigorosamente. Esse é um meio concorrido, então, quem não leva os compromissos a sério certamente vai ceder a sua oportunidade para alguém que esteja mais disposto a se dedicar. Para quem quer saber como ser modelo em SP é fundamental entender que as orientações da agência devem ser seguidas à risca. Então, não desperdice suas chances: vá aos locais indicados, nos horários certos, preparando-se como for solicitado.

Disciplina é uma das chaves de como se tornar modelo . Vai ser necessário abrir mão de algumas diversões de vez em quando por conta de algum trabalho, você pode passar muitas horas seguidas desfilando ou fotografando. Todas essas dificuldades fazem parte da vida de quem quer ter sucesso e superá-las vai lhe abrir muitas portas. Foco, determinação e comprometimento não podem faltar nunca.

5. Manter os pés no chão

Às vezes é difícil colocar isso em prática ao ingressar em um mundo cheio de glamour, mas ter consciência e bom senso também compõe o conjunto de como se tornar modelo. De nada adianta você ter todos os atributos para se consagrar na carreira se perder o foco no seu trabalho. Não permita que todo o luxo lhe impressione, nem que leve embora a sua essência e a sua humildade. Tenha sempre em mente que você precisa fazer o seu trabalho e cumprir com as suas obrigações, independentemente de estar ganhando uma vida de celebridade (isso quando a sua carreira estiver mais madura, é claro!).

6. Paciência

Quem não é paciente não sabe como ser modelo em SP. O sucesso demora para vir e é consequência das suas atitudes e profissionalismo. O auge da sua carreira será construído gradativamente, você ouvirá "não" muitas vezes e ficará de fora de muitas seleções. Tudo bem! Se esse é realmente o seu sonho, use cada obstáculo como um aprendizado para melhorar ainda mais.

7. Naturalidade

Seja natural, não tente criar um personagem para tentar agradar, a sua melhor versão é você mesma! Busque os seus próprios pontos fortes, os fortaleça e vá melhorando naquilo que for necessário. Aprimore-se sempre, mas sem se afastar da pessoa que você realmente é, porque é isso que vai lhe fazer se destacar na tarefa de como ser modelo.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com