Negócios em Foco

Como expandir o público da sua marca em meio à crise


São Paulo 30/07/2020 13h59

Existem caminhos que podem ajudar as empresas a expandir os negócios até mesmo em períodos econômicos delicados, diz especialista

Gláucio Amaral, diretor executivo da Agência Ecco

Por Gláucio Amaral, diretor executivo da Agência Ecco

Pode-se considerar que o Brasil já enfrentou o pior momento causado pela pandemia do novo coronavírus, mas, uma coisa é certa, a rotina de todos não será mais a mesma. Além de afetar o sistema público de saúde e a economia do mundo inteiro, trouxe alguns pontos de atenção para os empreendedores. Entre eles, estão os questionamentos: “como manter o relacionamento com meu público alvo?” ou até mesmo “como posso expandir meu público em meio à crise?”.

A verdade é que muitas empresas aproveitam esses momentos como oportunidade para fazer os negócios crescerem e se reinventarem. Enquanto alguns empreendedores começam a questionar seus resultados e reduzir os custos, outros optam por aproveitar para se preparar para o cenário que está por vir e planejar como poderão agregar para o atual momento. Veja algumas dicas da melhor forma de lidar com os clientes em períodos de crise:

1. Pesquise sobre os segmentos que estão se sobressaindo em meio a crise

A rotina da grande maioria das pessoas mudaram e com isso novos hábitos e necessidades surgiram. Antes, pessoas que não seriam o seu público alvo, com os novos hábitos podem passar a ser. Uma financeira, por exemplo, terá muito mais pessoas precisando de seus produtos neste momento. E oferecer algo personalizado pode ser um grande negócio, com ganho para ambos. E, uma marca de artesanato pode propor o aprendizado de atividades manuais que reduzem o stress.

2. Tenha uma abordagem de ajuda

Deixe claro de como seu produto será útil ao seu cliente e como agregará em sua vida principalmente durante as crises, mostre-o como utilizá-lo e dique à disposição para ajudar.

3. Seja simples

A vida e a rotina da grande maioria das pessoas já está tomada de tensões e preocupações. Apresente algo bom, que irá ajudá-lo no dia a dia e simples de usar e contratar.

4. Faça pesquisas e pós-venda

É fundamental ter conhecimento da percepção dos novos consumidores para com seu produto, assim é possível aprimorar ou fazer possíveis correções. Fique atento aos comentários em redes sociais, site e faça um trabalho de pós-venda. Essa aproximação será importante para fidelizar e manter o público em sua base mesmo após a crise.

5. Incentive a colaboração

Promova ações de incentivo para que os consumidores satisfeitos indiquem seu produto/serviço para seus amigos. Isso pode contribuir para um crescimento exponencial da base.

*Gláucio Amaral é publicitário, planner de comunicação on-line e diretor executivo na Agência Ecco, além de ser especialista em estratégias 360º para marcas.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com