Negócios em Foco

Entenda mais sobre o Crossfit para deixar de lado qualquer pré-conceito


São Paulo 13/02/2019 15h25

CrossFit Aguia II Cia Athletica Kansas - Divulgação

Amado por muitos praticantes de atividades físicas de alta intensidade, o Crossfit chegou ao Brasil há cerca de 10 anos, e desde então vem ganhando mais adeptos a cada dia. Na Cia Athletica, a modalidade teve início em 2014, com seu primeiro box inaugurado na unidade no Rio de Janeiro. Desde então, já são 5 boxes na rede, com coachs especializados em Crossfit, trazendo as técnicas mais modernas e seguras na modalidade.

É verdade que o Crossfit vem caindo no gosto dos brasileiros, mas ainda existem alguns pré-conceitos envolvendo a prática que podem ser facilmente reelaborados por um coach qualificado. Um exemplo do pré-conceito é que “muita gente deixa de vir a um box de Crossfit para conhecer porque fica intimidado com a intensidade dos treinos, mas com o apoio do coach, respeitando as orientações, qualquer pessoa pode praticar Crossfit”, esclarece Anderson Medina, headcoach do Box Aguia II, da Cia Athletica Kansas.

Os treinos são divididos em três partes basicamente: aquecimento, treino e pós treino. O aquecimento é dividido em geral e específico. No aquecimento geral são realizados um trabalho de mobilidade articular e de aumento da temperatura geral do corpo. Já no aquecimento específico os exercícios são para preparar os movimentos que serão desenvolvidos na parte do treino que é chamada de WOD (Workout Of the Day). No WOD o aluno dá o seu máximo, respeitando a sua condição física atual. E a parte final ou pós treino será destinada para o aluno ter um feedback do coach e/ou soltar a musculatura trabalhada.

A seguir, o treinador comenta 3 pré-conceitos sobre o Crossfit para ajudar quem quer conhecer mais sobre a modalidade, mas ainda não deu o primeiro passo.

Pré-conceito 1 – Crossfit machuca articulações, ligamentos, e outras partes do corpo!

Como toda atividade o CrossFit também tem seus riscos. O praticante tem que obedecer seu nível de evolução. Sempre escutar seu coach e respeitar seu corpo, isso faz toda a diferença para não sofrer com lesões. Além disso, a dinâmica do treino utiliza exercícios de mobilidade articular, aquecimento geral e aquecimento específico, preparando o corpo adequadamente para as atividades que serão desenvolvidas no WOD.

Pré-conceito 2 – Apenas pessoas com muito condicionamento físico podem praticar Crossfit!

O coach sempre vai adaptar o treino para o nível do aluno, utilizando o conceito de “scale”, ou seja, a introdução de exercícios com progressões e passos, para garantir que o movimento seja desenvolvido de acordo com a capacidade física. Então, mesmo que o aluno nunca tenha praticado nenhum exercício físico e queira começar pelo Crossfit, é perfeitamente possível. Basta escutar o coach e respeitar sua evolução.

Pré-conceito 3 – Crossfit é só para quem quer ficar “bombado”!

O verdadeiro objetivo do Crossfit é trabalhar as 10 capacidades físicas do ser humano: Força, Resistência cardiorrespiratória, Agilidade, Equilíbrio, Coordenação, Precisão, Velocidade, Potência, Flexibilidade e Resistência muscular. Segundo Medina a parte estética não é o foco! Benefícios como emagrecimento e ganho de massa magra são consequência.

Se bateu uma curiosidade de testar, Medina faz algumas recomendações para iniciar no Crossfit. “O primeiro passo é pesquisar na página CrossFit.com se o box é afiliado e se os coachs têm a certificação necessária. Tendo checado essas informações, faça um treino experimental para ver como você se sente no box escolhido”.

Sobre a Companhia Athletica

A Companhia Athletica está presente no mercado há mais de 30 anos e conta com 16 unidades em operação. É a primeira rede de academias a funcionar sábados, domingos e feriados, e oferece um dos maiores parques aquáticos do Brasil, com 25 piscinas, sendo 13 semiolímpicas.

Firmou-se como referência no fitness brasileiro pela seriedade e profissionalismo em seus processos. A primeira unidade foi inaugurada em 1985, em São Paulo. Instalada na Rua Kansas (Brooklin), nascia como primeiro espaço construído especialmente para abrigar uma academia de ginástica no Brasil. Mais informações: www.ciaathletica.com.br.

Informações para a imprensa

2PRÓ Comunicação

Camilla Lisboa – camilla.lisboa@2pro.com.br | (11) 98698-1334 | 5105-7000 ramal 254

Myrian Vallone – myrian.vallone@2pro.com.br | (11) 3030-9404

Fernanda Abigail – fernanda.abigail@2pro.com.br | (11) 3030-9460

www.2pro.com.br


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2021 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com