Negócios em Foco

Como funciona o tratamento de água potável


São Paulo - SP 12/07/2019 15h35

Para que a água seja considerada própria para consumo humano é necessário que ela passe por um processo de minucioso de várias etapas que têm como intuito garantir a sua qualidade. Veja como funciona o tratamento de água potável:

Tratamento de água do caminhão pipa

De acordo com a lei 7.664 a água a ser utilizada no caminhão pipa só pode ser extraída dos poços cartesianos particulares.

Após a extração a água deve passar pelo processo químico de tratamento, que consiste nas etapas de oxidação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação, correção do PH, e acrescentação do ortopolifosfato de sólido.

Posteriormente à esses procedimentos a água pode ser considerada pronta para o consumo humano, entretanto, somente isso não é o suficiente. Afinal, caso o transporte seja feito de maneira indevida, ela poderá ser contaminada.

Para a realização do transporte, a água é captada por meio de uma bomba submersa que leva a matéria-prima até o armazenamento do caminhão pipa. A quantidade a ser comportada pelo caminhão depende da sua capacidade total, como é o caso do modelo de caminhão pipa de 5 mil litros.

Por essa razão é imprescindível que o interior do caminhão de água seja higienizado com produtos que não contenham química. Além disso o material da parte interna têm de ser anticorrosivo, e não deve conter nenhum tipo de substância tóxica.

Como assegurar a qualidade da água

Para assegurar a qualidade do fornecimento de água potável é necessário que a empresa contratada assegure a procedência por meio dos registros dos órgãos responsáveis, como por exemplo a vigilância sanitária.

Você deve verificar se às exigências sancionadas por lei são respeitadas pela empresa contratada, como por exemplo o cadastro do órgão na vigilância sanitária.

Dessa maneira você terá mais informações à respeito origem da água comercializada, o volume, a data, e o locação de captação. Assim como os dados do carro pipa que será utilizado para a realização do transporte.

Por se tratar do fornecimento de água potável que é utilizada para o consumo humano é imprescindível que ela tenha confirmação da potabilidade da água, você pode adquirir essa comprovação por meio de laudos formulados pelo laboratório responsável da análise.

Não se esqueça de solicitar a comprovação da manutenção preventiva que deve ser realizada a cada seis meses. Pois assim você terá certeza de que a água não foi contaminada por bactérias, fungos, ferrugem, entre outros resíduos e microorganismos vivos.

O abastecimento de água potável realizado pelo caminhão pipa é contratado por órgãos públicos para conter os problemas causados pelas épocas de racionamento, bem como de regiões do país que enfrentam dificuldades para ter acesso à água potável.

Além disso, o serviço também é contratado por pessoas físicas para a realização de tarefas domésticas, como por exemplo para abastecer água para piscina, água potável para clubes, e água potável para condomínios.

A locação de caminhão pipa realizado por meio de empresa de caminhão de água é útil para água potável para construtoras, água potável para lavanderias, água potável para indústrias, assim como de água potável para hospitais.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com