Negócios em Foco

Jorge Queiroz lança o livro “Corrupção – O Mal do Século”


São Paulo 01/10/2018 13h51

Sessão de autógrafo será nesta quarta-feira, 3, na Livraria Martins Fontes, em São Paulo.

Livro: Corrupção - O Mal do Século - DINO

O especialista em estratégia, gestão de crises, finanças e combate à corrupção, Jorge Queiroz reuniu sua larga experiência na área e o conhecimento adquirido ao longo de cinco anos de pesquisa e estudo para a tese de Mestrado em Dinâmica de Sistemas na Universidade de Bergen, Noruega, onde reside atualmente, aliada a indignação enquanto cidadão que vem acompanhando de perto o colapso da nação, mais acentuadamente no decorrer dos últimos quatorze anos, para escrever o livro: "Corrupção - O Mal do Século". A sessão de autógrafo será na quarta-feira, 3, às 18h30 na Livraria Martins Fontes, em São Paulo.

A crise mundial de Wall Street em 2008; o escândalo do Mensalão no Brasil; o início da operação da Lava Jato e as manifestações populares deram outra dimensão para a corrupção. Aos poucos, a sociedade começou a enxergar que este mal gera pobreza, desemprego, exclusão social, violência, além da falta de infraestrutura: saúde, educação, segurança, transporte, saneamento básico, etc.

O estudo mostra que o problema se agravou a partir de 2005, e, em uma estatística comparando 61 países, no início de 2015, o Brasil ficou com a triste marca de ser o mais corrupto do mundo.

Para se ter uma ideia, o custo médio anual estimado da corrupção no Brasil é de R$ 69 bilhões, equivalente a cerca de 2,3% do PIB. O rombo afeta todos os níveis econômicos, por isso desperta a atenção do cidadão comum, da Academia e de grandes economistas, como Piketty, Stiglitz, Krugman, Krueger, Raj Chetty, Raghuram Rajan, Acemoglu e muitos outros.

O tema é discutido em todos os lugares. Seja em grandes fóruns ou em conversas de botequim, a conclusão é a mesma: o mundo seria muito melhor e mais justo se não existisse a corrupção. A corrupção é um crime hediondo e causa de todos os males, inclusive guerras...tira o direito à vida digna e bem-estar de toda a sociedade.

Mas como resolver um problema endêmico que está incorporado ao sistema político e empresarial há anos, chegando ao colapso do Estado nos últimos anos? Através de oito capítulos, o escritor expõe e contextualiza a corrupção, analisa o comportamento e algumas hipóteses, explica a metodologia aplicada. E, a partir de uma análise detalhada, apresenta as principais políticas recomendadas e, por último, as conclusões e sugestões de melhorias.

Ao todo, são listadas 50 propostas, que deveriam fazer parte do programa de governo de todos os candidatos na eleição deste ano. São medidas que demandam compromisso e determinação. Se adotadas, têm o poder de mudar o futuro do Brasil.

"O objetivo é apresentar à sociedade uma radiografia com sua origem, causas e efeitos, adotando a metodologia de dinâmica de sistemas, desenvolvida no MIT. Esta ferramenta, além de possibilitar a obtenção de uma visão lógica e clara do problema, permite a comunicação entre as várias disciplinas que tratam, estudam e agem sobre essa grave prática criminosa, tais como direito, administração, economia, ciências políticas, sociologia, antropologia, história e comunicação/jornalismo", explica Jorge Queiroz.

Com uma linguagem didática e livre de ideologias partidárias, a leitura é indicada para estudiosos, legisladores, profissionais de diferentes áreas e, claro, para todo cidadão que sonha com um país melhor.

De acordo com o doutor em economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), Roberto Luis Troster, responsável pela apresentação desta obra, a Lava Jato está cumprindo um papel importante e tem um apoio popular.

Mas, para que tenha continuidade e não acabe sendo um evento isolado na história do Brasil, é necessário mais. Para tanto, toda a sociedade brasileira deve entender a dinâmica da corrupção, suas consequências e medidas que necessitam ser adotadas.

Em outras palavras, os brasileiros abominam a corrupção, mas a maioria pensa que é mais ou menos uma doença que faz parte do sistema e da cultura.

Tendo em vista que estamos às vésperas das eleições, a professora do Peterson Institute for International Economics (EUA), Monica de Belle, autora do prefácio do livro, explica a importância da obra neste cenário.

"Em ‘Corrupção — O mal do século’, Jorge Queiroz aborda o tema de forma holística, classificando e definindo as práticas de corrupção, analisando componentes culturais, antropológicos e psicológicos, além de esmiuçar casos específicos de corrupção".


SOBRE O AUTOR
Jorge Washington de Queiroz é um renomado especialista em combate à fraude e corrupção com mais de vinte anos de atuação direta e solitária em alguns dos maiores, mais tenebrosos e até mesmo perigosos crimes financeiros já ocorridos no Brasil, como: (i) o desmantelamento da quadrilhada construtora Encol, que lesou mais de 42 mil famílias de clientes e 12 mil trabalhadores, envolvendo o Banco do Brasil; (ii) o bilionário rombo e quebra do Banco Santos, que lesou milhões de trabalhadores e pensionistas de grandes fundos de pensão; (iii) as ilicitudes e quebra do Frigorífico Chapecó, que envolveu o BNDES; e muitos outros. Expert em Inteligência e Estratégia, Execução e Governança, com mais de trinta anos de experiência em Gestão/ Liderança, Finanças e Jurídico, Reestruturação, Fusões e Aquisições, Mercado de Capitais, Negociação, Relações Governamentais e Gestão de Risco — administrando e gerando bilhões de reais para um grande número de partes interessadas, inclusive trabalhadores. Sua experiência inclui Exxon e Schlumberger e atuou como conselheiro, CEO, CFO e outras atribuições de nível sênior. É um dos pioneiros no segmento de recuperação de empresas no Brasil. Liderou alguns dos maiores e mais complexos processos de recuperação e gestão de crises, alguns tidos como "missão impossível".

O LIVRO
Corrupção - O Mal do Século. Entender Para Vencer o Maior Crime Contra a Sociedade
Editora: Alta Books
R$: 46,67
Páginas: 208
Onde comprar: https://amzn.to/2Nw9fcP

O EVENTO
Local: Livraria Martins Fontes
Endereço: Av. Paulista, 509 - Paraíso, São Paulo
Data e horário: quarta-feira, dia 3 de outubro, às 18h30.


Mais informações:

Divulgado por

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com