Negócios em Foco

Inspeções em instalações elétricas: segurança para o seu condomínio


São Paulo - SP 07/06/2018 02h33

Sendo o país recorde na incidência de raios no mundo, segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil apresenta dados preocupantes quando o assunto são prejuízos causados pela incidência desses fenômenos naturais. Condomínios residenciais são grupos significamente afetados por curtos-circuitos, variações de tensão e prejuízos no fornecimento de energia. De acordo com a administradora Lello, 44,7% das indenizações pagas aos condomínios da cidade de São Paulo são decorrentes de danos elétricos.

Para evitar esse tipo de acidente e ter a segurança de que você não está jogando a favor de estatísticas como essa, algumas medidas simples podem ser tomadas para que o seu condomínio não seja alvo de prejuízos futuros. Uma delas é a inspeção das instalações elétricas. Realizada por um perito de engenharia, essa atividade têm como principal objetivo avaliar visualmente a adequação de todas as instalações às normas vigentes, o correto funcionamento do sistema, a existência de componentes danificados e/ou obsoletos e o estado de conservação das instalações, abrangendo desde a entrada de energia até a distribuição.

Um exemplo de avaliação feita por um perito são questões ligadas à atual infraestrutura elétrica do seu condomínio. No caso de prédios antigos os disjuntores – que protegem a instalação elétrica contra sobrecargas - são problemas porque não estão preparados para suportar as cargas elétricas demandas pelos aparelhos eletrônicos atuais, o que gera sobrecarga no sistema e problemas futuros. Com a ajuda de um perito de engenharia elétrica, é possível identificar esse problema e elaborar um projeto de ação que torne as mudanças necessárias viáveis.

Vale ressaltar que uma inspeção deve ter como embasamento as normas que tangem a segurança dos operários e técnicos de manutenção e que definam parâmetros para as instalações, projetos e correto funcionamento do sistema, tais como as NR 13 e NBR 5410. Dessa forma, é essencial que esse trabalho seja realizado por profissionais capacitados e uma empresa com tempo de mercado e qualidade de serviço.

Com profissionais que há anos utilizam de métodos científicos e práticas na área para a análise de causas e origens dos problemas, a Contratto é uma das empresas especializadas na elaboração de pareceres ligados ao campo da inspeção em instalações elétricas. Se você é síndico ou responsável pela gestão de condomínios, conheça o serviço. A prevenção é a melhor forma de evitar que condomínios não sofram danos provenientes de raios e acidentes elétricos.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com