Negócios em Foco

A importância do sommelier na experiência final do apreciador de cervejas


Florianópolis - SC 09/07/2018 13h25

Profissional de Florianópolis é um estudioso da área que busca proporcionar aos clientes uma experiência única

Sommelier Raphael Brinhosa - divulgação

O sommelier Raphael Brinhosa, de Florianópolis, escolheu atuar na linha de frente da sua profissão. O profissional da área cervejeira pode trabalhar na produção de cervejas, em concursos e eventos, organizar harmonizações ou ainda trabalhar em bares e restaurantes. Raphael, por se dar bem no quesito relacionamento com o público, escolheu a última opção. E sua atuação vem rendendo elogios.

Responsável pelas 16 torneiras do Beer and Pork, cervejaria de Florianópolis, o sommelier garante que o seu atendimento faz a diferença na experiência completa do consumidor. “A função que escolhi seguir vai do cuidado do líquido ainda na câmara fria até o serviço final. Auxiliar o cliente na escolha da cerveja e servi-la de maneira correta garantem uma experiência cervejeira única”, explica o Raphael.

A casa onde Raphael trabalha tem como carro-chefe pratos à base de carne suína – além, é claro, de boas cervejas artesanais. Para harmonizar, o sommelier afirma que esse tipo de carne é generoso e versátil, portanto as opções são variadas. “Para um corte mais gorduroso, uma cerveja bem lupulada como uma IPA cai bem. A harmonização pode ser feita também com cervejas mais caramelizadas como as Red Ale e defumadas como as RauchBier, tudo depende do preparo do prato”, esclarece.

Administrar tantas torneiras de cerveja artesanal não é tarefa simples, pois os rótulos devem ser complementares e agradar diferentes paladares. Raphael explica que os critérios para escolher o que entra nas “taps” são: drinkability (o quanto o líquido é bebível e agradável); qualidade; e inovação, sempre procurando cervejas novas e diferentes. “Buscamos trazer para o cliente uma cerveja que dificilmente ele encontraria em outro lugar da cidade”, afirma Raphael.

O especialista é um dos 52 brasileiros que possuem o Certified Beer Server do instituto Cicerone. Além disso, formou-se sommelier de cervejas pela Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM), com certificação alemã pela Doemens Akademie; também fez o curso de sommelier pelo Instituto Science of Beer. Mesmo com tantos títulos de peso, Raphael garante que a experiência diária é essencial. “Estar sempre experimentando e conhecendo novos sabores e aromas é fundamental”, conclui.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com