Negócios em Foco

Alunos aprovados no Encceja conseguem certificação do Ensino Médio


Curitiba 30/11/2018 17h14

O diploma já pode ser requerido por quem obteve desempenho mínimo. Oitenta escolas em todo o estado emitem o documento.

Apenas duas semanas depois da divulgação do resultado do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), é grande o movimento de estudantes que estão solicitando o diploma de conclusão do Ensino Médio. Com o resultado, quem acertou pelo menos metade das questões em cada uma das provas pode solicitar a declaração. Este é o caso da estudante Fabiana Lopes, de 20 anos, que depois de dois anos sem estudar, foi aprovada na prova do Encceja e já deu entrada no diploma para ir em busca de um novo sonho: a faculdade.

O resultado foi divulgado no dia 12 de novembro pelo Inep. Segundo o Instituto, 36% dos 578.865 de inscritos conseguiram certificação completa nas quatro áreas de conhecimento. O Inep diz, no entanto, que o número de certificados poderá ser maior porque o Encceja permite que o estudante solicite a certificação se ele obtiver desempenho mínimo de algumas áreas em anos anteriores.

No Evidente, cursinho preparatório para o Encceja, o número de aprovações foi bem superior. Quase 60% dos estudantes conseguiram alcançar a nota em todas as áreas, enquanto 88% dos alunos alcançaram a média em pelo menos uma das quatro áreas de conhecimento. Mesmo esses, podem conseguir a declaração de aprovado na área que conseguiram atingir o mínimo exigido.

Para Carla Catarino, a aprovação do Encceja tem gosto de sonho realizado. Ela parou de estudar há mais de 20 anos e decidiu voltar pra sala de aula para buscar a conclusão do ensino médio e fazer um curso de técnica em enfermagem. Foi no Curso Evidente que encontrou o incentivo que precisava. "Eu achava que a prova era muito difícil, mas depois que procurei o Curso Evidente eu consegui me preparar. As aulas foram muito necessárias e a ajuda do professores também. Falo, sem dúvida, que o curso Evidente foi muito importante na minha aprovação do Encceja", afirma. O plano agora é continuar estudando. "Estou muito feliz porque eu consegui dar um grande passo para alcançar meu sonho. E vou continuar firme!", comemora.

O Paraná é considerado o maior certificador da Região Sul, já que conta com 80 escolas distribuídas em todas as regiões do estado. Para requerer a certificação, os participantes aprovados precisam apresentar os documentos (boletim das notas, original e cópia de RG e CPF e requerimento) em qualquer uma das escolas estaduais credenciadas. O prazo para a emissão dos documentos é de até 60 dias.

Para os estudantes que realizaram a prova para o ensino fundamental, os resultados devem ser liberados a partir do dia 10 de dezembro.


Mais informações:

Divulgado por

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com