Negócios em Foco

Retorno definitivo às atividades demanda tecnologia_medição de temperatura


Belo Horizonte, Minas Gerais 03/07/2020 17h09

Processo de retomada causa dúvida e receio; ainda assim, especialista aponta como boa solução de prevenção o uso de dispositivos de medição de temperatura e de reconhecimento facial

Ao endurecer as regras de isolamento social no fim de junho, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), foi enfático: "Nós tivemos uma oportunidade que foi mal aproveitada pela população, porque falamos que abrir não era passear e muita gente foi passear; muita gente anda sem máscara", disse.

A notícia do recuo na flexibilização na capital mineira, na última semana, chegou pouco depois da publicação da portaria conjunta nº 20, do Ministério da Economia, que estabelece medidas a serem observadas visando à prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão da Covid-19 nos ambientes de trabalho. É importante frisar que as medidas estabelecidas na portaria são obrigatórias apenas para os órgãos que pertencem à Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e àqueles vinculados ao Ministério da Saúde. Apesar disso, ela se destina, de forma ampla, a todas as atividades, inclusive do setor privado, sob a forma de orientação.

Dentre as exigências do texto, a triagem com o uso da medição de temperatura corporal na entrada de estabelecimentos se destaca. Afinal, a sociedade, a partir de agora, terá que se acostumar a novos hábitos e posturas e, também, ao uso de novas tecnologias para o controle de acesso.

Com a comprovação da eficácia do uso de sistemas de medição de temperatura e de reconhecimento facial no combate à disseminação da Covid-19 de forma prática e segura, as empresas de tecnologia têm procurado dar respostas rápidas, buscando novas soluções ou otimizando as já existentes.

TRIAGEM

Com sede em Belo Horizonte, a Biomtech, empresa especializada em soluções tecnológicas no uso da biometria facial, pioneira no mundo, lançou recentemente o A060-T. O dispositivo oferece reconhecimento facial com medição de temperatura corporal e detecção de máscara em controles de acesso. "Queremos contribuir decisivamente para que, além das pessoas terem segurança de acesso, elas passem a ter segurança sanitária. Encarar a pandemia pede soluções diferenciadas em tecnologia", assegura o CEO Ricardo Cadar.

"Com aplicação em vários segmentos, o dispositivo é uma solução eficaz para qualquer empresa ou empreendimento como indústrias, hospitais e instituições de ensino voltarem ao trabalho com segurança, evitando filas e aglomerações no acesso e mantendo o distanciamento necessário", destaca. Segundo explica, outro benefício do uso do equipamento é evitar que colaboradores com febre acessem a empresa e coloquem em risco a própria saúde e do restante da equipe. Além disso, ele pontua que o uso de máscara não impede a detecção da leitura facial.

Enquanto a sociedade espera a flexibilização da reabertura, companhias de todos os portes se esforçam para reabrir com segurança os locais de trabalho, atendendo às medidas estabelecidas pelo governo federal e pelas autoridades de saúde. O especialista em biometria facial e CEO da Biomtech explica que o processo de retomada das atividades causa dúvida e receio em todos, e que as tecnologias por aproximação, sem toque, ganharam notabilidade por tranquilizarem quem está procurando soluções práticas e seguras para superar este novo normal.

Ricardo Cadar conta que a Biomtech tem sido cada vez mais procurada por indústrias, estabelecimentos comerciais, condomínios residenciais, hospitais, escolas privadas e administradoras de edifícios para viabilização de uma resposta rápida a estes novos tempos, em que o toque se tornou um risco de contágio. E a troca dos tradicionais modelos de acesso de biometria digital pelo leitor facial tem sido a solução de segurança sanitária implementada. "Esse cenário de pandemia trouxe uma mudança cultural de comportamento social e existe a possibilidade de passarmos por outras quarentenas esporádicas", finaliza.


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com