Negócios em Foco

CCBB apresenta ciclo de debates internacional no Rio de Janeiro: A PALAVRA FORA DO LUGAR: ESCRITORES REFUGIADOS E EM RISCO


Rio de Janeiro, RJ 16/11/2018 13h22

Exílio no Cinema: geografia da fuga. Palestra com o cineasta Silvio Tendler e a diretora Emília Silveira. A produção é da Vereda Promoções Culturais, dirigida por Clarisse Fukelman, responsável por ciclos similares (com homenagens a Sartre, Hannah Arendt, Antonio Callado, João Cabral de Mello Neto, etc.).

Silvio Tendler - divulgação

O ciclo A PALAVRA FORA DO LUGAR: ESCRITORES REFUGIADOS E EM RISCO volta dia 21 de novembro, quarta-feira, às 18h30, com o tema "Exílio no Cinema: geografia da fuga". O jornalista e crítico de cinema Rodrigo Fonseca é o mediador da palestra com o cineasta Silvio Tendler e a diretora Emília Silveira.
A produção é da Vereda Promoções Culturais, dirigida por Clarisse Fukelman, responsável por ciclos similares (com homenagens a Sartre, Hannah Arendt, Antonio Callado, João Cabral de Mello Neto, etc.).

Silvio Tendler - cineasta e professor
Mestre em Cinema pela ÉHESS (França), prof. de cinema na PUC-Rio e ganhador de inúmeros prêmios. O "cineasta dos sonhos interrompidos" dirigiu mais de 70 filmes. Dentre eles, Utopia e Barbárie (2009) e Dedo na ferida (2018) e séries televisivas ("Anos Rebeldes").

Emília Silveira - diretora e roteirista
Dirigiu "Setenta" (sequestro de embaixador pela liberdade de presos políticos); "Galeria F" (fuga do 1º preso político condenado à morte na ditadura); "Silêncio no Estúdio", sobre Edna Savaget e "Callado" sobre o escritor e jornalista Antônio Callado, cujas obras retratam o Brasil durante o regime militar.
Rodrigo Fonseca: repórter e crítico de cinema. Foi jornalista do JB e O Globo, voltando em 2018 a escrever para o Jornal do Brasil. É roteirista da TV Globo. Livros: "Como era triste a chinesa de Godard" (ficção), "Meu compadre cinema - Sonhos, saudades e sucessos de Nelson Pereira dos Santos", "Renato Aragão; do Ceará para o coração do Brasil", entre outros.

Apoios: Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, Coordenação Central de Extensão da PUC-Rio, Consulado Geral da França no Rio de Janeiro e Goethe Institut.

Curadoria: Clarisse Fukelman
Produção: Vereda Promoções Culturais
Patrocínio: Banco do Brasil

PROGRAMAÇÃO DE JANEIRO FECHA O CICLO

"A palavra fora do lugar: escritores refugiados e em risco"
23/1/2019, às 18h30
ANOS DE CHUMBO: EXÍLIO DENTRO E FORA DA TERRA NATAL
Antonio Carlos Secchin e Edney Silvestre
O que a literatura revela sobre exílio e a perseguição a escritores, intelectuais e indivíduos que se opuseram a regimes ditatoriais é o tema do encontro, que também investiga marcas autobiográficas na produção literária tendo como contexto a perseguição ideológica.

Mediação: Clarisse Fukelman

PARTICIPANTES:
Antonio Carlos Secchin - poeta, ensaísta, professor e crítico literário
Membro da ABL, prof. emérito da UFRJ, organizador de antologias poéticas (João Cabral de Melo Neto, Cecilia Meireles etc.). Livros: João Cabral: A poesia do menos, vencedor dos prêmios INL/MEC e Sílvio Romero. O seu livro de poemas Todos os ventos recebeu prêmio da ABL e do Pen Clube.

Edney Silvestre - escritor, roteirista, documentarista e jornalista
Ganhador do Jabuti e do Prêmio São Paulo. Seu romance "Vidas provisórias" trata do exílio pela ditadura militar e "Se eu fechar os olhos agora" traz a violência do governo Vargas. Entrevistou autores que viveram o exílio e dele falaram: José Saramago, Nadine Gordimer, Ohran Pamuk, etc.

Clarisse Fukelman (PUC-Rio/ Veredas): Dr.a em Literatura Brasileira. Profa. no Dep. de Comunicação Social. Membro fundador da Assell-Rio e idealizadora da pós-graduação Leitura: teoria e prática (PUC-Rio). Curadora de exposições e seminários. Livros (org.): Eu assino embaixo: biografia, memória e cultura; Poesia em pauta.

SERVIÇO:
DIA: 21/11, quarta-feira, 18h30
A PALAVRA FORA DO LUGAR: ESCRITORES REFUGIADOS E EM RISCO
Exílio No Cinema: geografia da fuga
Palestra com Silvio Tendler e a diretora Emília Silveira
Mediação: Rodrigo Fonseca
LOCAL: Centro Cultural Banco do Brasil - auditório 4º andar
ENDEREÇO: Rua Primeiro de Março, 66 - Centro RJ
TELEFONE: 21 3808-2020
DURAÇÃO APROXIMADA: 90 minutos
CAPACIDADE: 63 pessoas (podendo estender para mais 100 via telão)
ENTRADA FRANCA: distribuição de senhas uma hora antes de cada debate


Mais informações:

Divulgado por

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com