Negócios em Foco

Por que a autoconsciência é mais importante que o autoconhecimento


São Paulo 05/11/2018 11h42

A autoconsciência é peça-chave para se atingir o equilíbrio emocional, autoconfiança e motivação necessários para realizar os objetivos em busca da vida desejada.

DINO

Nunca se falou tanto sobre a necessidade do Autoconhecimento e das pessoas cada vez mais procurarem viver pelos seus valores. Inclusive, muitas vezes se verifica uma interpretação equivocada do conceito de valores, quando muitas pessoas pensam que viver pelos valores e ter uma noção profunda de si mesmo garantem por si só uma vida livre de dificuldades e, preferencialmente, tomando água de coco numa pousada própria do Nordeste, enquanto turistas estressados (como o indivíduo dona da pousada era outrora) lotam sua pousada recém-adquirida após anos de trabalho em ambiente corporativo. Autoconhecimento é imprescindível. Mas não é a bala de prata.

Obviamente que o autoconhecimento é chave para qualquer mudança significativa na vida do ser humano. Se conhecer profundamente nos ajuda a viver pelos nossos valores e, dessa forma, evitar que nossas ações e escolhas sejam afetadas pelo fenômeno do contágio social, que muitas vezes mostra uma "sedutora" forma de viver a vida, que acabando se traduzindo em seguir os padrões externos e sabotando o que de fato queremos para nós. Em geral é bem mais fácil seguir o que vemos ao invés de descobrir por nós mesmos. A respeito desta última frase, que ilustra bem o conceito de contágio social, um renomado professor de marketing da Universidade de Stanford monitorou mais de 250 mil passageiros de empresas aéreas e provou que as pessoas ficam 30% mais propensas a comprar alguma coisa a bordo de um avião se a pessoa que está sentada ao seu lado fizer uma compra. Esse tipo de escolha se baseia em tomadas de decisão inconscientes, abordagens nas quais não há espaço entre o impulso e a ação, entre o pensador e
o pensamento. E, quando a tomada de decisões de forma inconsciente se torna constante, pode-se descobrir no longo prazo que você está vivendo o que parece ser a vida de outra pessoa.

Ou seja, a importância do autoconhecimento e dos valores próprios é, de fato, indiscutível.
Porém, é necessário transformar isso em ações conscientes em direção aos seus valores e ao que te move de fato. E é fundamental que essas ações sejam preenchidas por uma alta dose de motivação interna, pois, dessa forma, os resultados trarão evolução, satisfação e aprendizado. E, quando se percebe evolução em ações que visam atingir nossos objetivos reais de vida ou até mesmo quando não há uma evolução naquele momento mas há uma convicção na direção que se toma, fortalece-se o foco. O fortalecimento do foco, que é fruto do autoconhecimento e da execução de ações aliada a um aprendizado contínuo, é responsável por nutrir o indivíduo com a dose de autoconfiança necessária para ele seguir em frente, mesmo com as pedras no caminho que ele eventualmente encontrará. Essa autoconfiança produz efeitos positivos no indivíduo, fazendo com que ele tenha um senso maior de autorresponsabilidade e traz também o aprimoramento da empatia que nada mais é do que compreender o outro na sua individualidade sem depositar expectativas que, a rigor, necessitam ser cumpridas primeiramente consigo mesmo. Essa empatia faz com que o indivíduo aumente seu poder de influência positiva e ganhe mais respeito das pessoas a sua volta.

Com o autoconhecimento, foco e autoconfiança estabelecidos, o indivíduo consegue ter uma maior previsibilidade sobre suas ações e os efeitos dos seus comportamentos e realizações de tal maneira que o senso de planejamento fica mais lapidado permitindo assim que ele consiga definir, de maneira muito assertiva, metas e objetivos que o levem a concretizar mais rápido e com menos stress a vida que ele deseja ter. Isso desenvolve fortemente sua autoliderança, permitindo que ele se compreenda melhor e consiga colocar em prática suas habilidades e talentos mais genuínos em prol de realizar suas metas.

Para chegar nesse estágio, é necessário que o indivíduo, desenvolva um conceito que é chamado pelos especialistas em desenvolvimento humano de autoconsciência. Segundo uma pesquisa realizada por uma importante consultoria internacional de desenvolvimento humano, com 197 mil pessoas bem sucedidas (em 23 países) que foram estudadas durante 7 anos, a autoconsciência é um dos 2 traços em comum encontrados no grupo de estudo e que explicam o sucesso (na esfera pessoal e profissional) desses indivíduos de diferentes costumes, culturas e valores.

A autoconsciência confere ao indivíduo, entre outras coisas, a agilidade emocional necessária
para enxergar os problemas de forma afastada e isenta e permite que ele tenha ações coerentes com seus motivos o que torna a caminhada mais blindada das intempéries inerentes a qualquer jornada. Além de proporcionar o entendimento dos valores, a autoconsciência permite também que se entenda quais são os comportamentos naturais do indivíduo. Este, ao se apropriar dessa informação, está muito mais propenso a buscar as oportunidades certas, da forma correta e no tempo correto, para assim, obter os resultados que desejam de uma forma mais rápida e menos desgastante. Assim o indivíduo tende a ter uma vida sem tantos arrependimentos e sem tantas críticas posteriores, com uma grande chance de ter uma saúde melhor, um casamento mais sólido e um maior sucesso acadêmico e profissional.

Neto Santos está ajudando as pessoas a adquirirem autoconsciência, ou seja, reunindo aquelas pessoas que desejam ter clareza e uma mudança profunda nas suas vidas no Programa "Rumo à Vida Desejada: Descubra o que te move", cujas inscrições ocorrem de 2 em 2 meses, com turmas sempre preenchidas bem antes do fim do prazo das inscrições. São somente 15 vagas que passam por um processo de seleção disputado.

"Meu desafio é transformar a sociedade através da transformação do indivíduo. Quando você transforma positivamente uma pessoa, aquilo tem um efeito multiplicador positivo para a família e para as pessoas que o cercam. Quem vier comigo terá tudo que precisa para cumprirmos juntos essa missão. Quem aceitar o desafio será preparado e sairá do outro lado com ferramentas que permitirão converter seus objetivos em resultados rumo à vida desejada de uma forma menos estressante, mais motivada e com maior equilíbrio emocional."

Para saber sobre datas e novas turmas é necessário enviar um email para neto.santos@sbcempresas.com.br ou ligar para (11)93800-7826 (Whatsapp).

Divulgado por

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com