Negócios em Foco

4 dicas para comprar o ar-condicionado Split ideal para sua casa


São Paulo - SP 10/05/2018 12h51

Algumas pequenas diferenças fazem toda a diferença na hora de refrescar o ambiente

Encontrar o ar-condicionado perfeito para a sua casa é uma tarefa árdua. Quando aquele calorão do verão não dá trégua e você não vê outra alternativa a não ser correr atrás de um equipamento do tipo, sempre fica a dúvida sobre qual tipo e potência comprar. Além disso, sempre fica aquela dúvida se o aparelho pode acabar não pesando no bolso quando a conta de energia não chegar no início do mês.

A diversidade de modelos e a falta de informação sobre cada um dos equipamentos disponíveis no mercado são muito grandes, o que acaba mesmo confundido o consumidor. Ar-condicionado Split, de janela, portátil? Como saber qual comprar? Separamos quatro dicas para não sobrar dúvidas sobre qual aparelho é o melhor para cada tipo de ambiente você desejar. Confira:

1) Atenção aos BTUs

Caso você não saiba o que é BTU, trata-se da sigla em inglês para British Thermal Unit (Unidade Térmica Britânica), que determina qual será a potência de refrigeração do seu ar-condicionado. Não é difícil fazer esse cálculo, veja: sempre que for pensar em BTU, pense na unidade 600. Para cada pessoa ou aparelho que estiver ligado no ambiente, acrescente 600 BTUs. Além disso, a cada metro quadrado do ambiente, acrescente mais 600 BTUs. Quer um exemplo? Numa área de 50 m², com dois computadores e três pessoas, você precisará de um aparelho de ar-condicionado com 33 mil BTUs.

Observação: se a área estiver exposta à luminosidade do sol, você precisará acrescentar mais 800 BTUs na conta.

2) Ar-condicionado de Janela, Portátil, Split, Minisplit ou Splitão?

Depois de saber como calcular o BTU, é hora de aprender a escolher o modelo ideal do ar-condicionado para o seu ambiente. Confira:

  • Ar-condicionado de Janela

Também conhecido como "janeleiro", o ar-condicionado de janela é um dos mais utilizados. Seu funcionamento é simples: o dispositivo retira o calor do cômodo e o transfere para o ambiente externo. É um dos modelos mais simples disponíveis no mercado e recomendado para ambientes pequenos, porque, normalmente, possui baixa capacidade, com menos BTUs. Vale destacar que ele é compacto e, até por isso, tem fácil instalação. Contudo, proporciona um leve ruído no ambiente.

  • Ar-condicionado Split

O ar-condicionado Split é um dos modelos mais tecnológicos e, como o próprio nome já sugere "separado" em português, ele trabalha separadamente com duas peças: a evaporadora, responsável por lançar o ar gelado para o cômodo, e a condensadora, instalada no ambiente externo e que realiza o resfriamento do ar (também responsável pelo baixo ruído). Este aparelho suporta grandes áreas, pois possui alta carga de BTUs, podendo chegar a 80 mil BTUs. A sua instalação, no entanto, apesar de fácil, necessita da ajuda de profissionais qualificados.

  • Ar-condicionado portátil

O seu funcionamento é bem parecido ao do ar-condicionado de janela, retirando o ar quente para uma área externa. Seu nível de ruído é bem razoável e o funcionamento é limitado para ambientes pequenos.

3) Voltagem X Gasto de Energia

Se você mora numa cidade onde a voltagem oficial é 127V, saiba que a voltagem não altera em nada a potência do aparelho. No entanto, o gasto de energia nos modelos 127V é maior e, para instalar o ar-condicionado, será necessário ter fios mais resistentes e grossos. Já o 220V, como não puxa tanta força da fiação, é possível trabalhar com fios mais finos. Tenha preferência também para os modelos com o Selo Procel de Economia de Energia com classificação A ou B. Isso vai gerar uma grande economia na sua conta de luz.

4) A importância de funções extras

Após todo esse equilíbrio, o critério de desempate para a sua escolha podem ser algumas funções extras bem importantes. Veja alguns dos diferenciais existentes no mercado:

  • Timer;
  • Função sleep (que regula a temperatura automaticamente durante a noite);
  • Filtros de ar especiais;
  • Tecnologia Inverter (que traz até 60% de economia de energia).

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com