Negócios em Foco

Piazzo Tango acontece nesta sexta em Ribeirão Preto


RIBEIRAO PRETO 31/07/2019 10h57

Evento reúne as artistas Gilda Montans e Meire Genaro, no acordeom, e a pianista concertista Glória Machado.

Ribeirão Preto (SP), 31 de julho de 2019 – Três artistas se unem e apresentam um espetáculo de música que interpreta Astor Piazzolla (1921-1992): Gilda Montans e Meire Genaro, com mais de 30 anos em duo de acordeons e a pianista concertista Glória Machado, doutora especializada em música latino-americana. O Recital Piazzo Tango, acontece nesta sexta-feira (2/08), às 20h30, no Teatro Minaz (Rua Carlos Chagas 273, Jardim Paulista), em Ribeirão Preto.

As três solistas interagem suas experiências a procura de sonoridades inusitadas não só pela formação não usual de dois acordeons e o piano, mas pela própria estrutura musical da obra de Astor Piazzolla. Além dos arranjos elaborados por Gilda Montans, o espetáculo é o resultado de efeitos tímbricos e dinâmicos, aplaudido com entusiasmo pelo público em sua estreia.

O repertório escolhido é representativo da obra do compositor. O espetáculo apresenta uma imagem geral dos tangos de Piazzolla, com as quatro estações portenhas: primavera, verão, outono e inverno, além da famosa série Novitango e Libertango como também "Adiós Nonino", uma das mais conhecidas, o adeus em homenagem ao seu pai, Vicente "Nonino" Piazzolla. Exceção na programação é a música de abertura “Tango pour Claude”, de Richard Galiano, um dos maiores acordeonista contemporâneo que recebeu influência determinante de Astor Piazzolla e com quem teve o privilégio de tocar.

Segundo a acordeonista Gilda Montans, Astor Piazzolla foi considerado referência musical do século XX. “Sem dúvida, a música de Piazzolla foi uma das maiores expressões artísticas e conquistou milhares de apreciadores”.

SERVIÇO

Piazzo Tango | Com Gilda Montans, Meire Genaro e Gloria Machado

Data: 02/08 (sexta-feira)

Hora: 20h30

Local: Teatro Minaz - Rua Carlos Chagas 273, Jardim Paulista / Ribeirão Preto (SP)

Valor: Setores A e B: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)

Vendas: https://www.minaz.com.br/

Informações: (16) 3941-2722

APRESENTAÇÃO

Gilda Montans: Instrumentista, arranjadora, compositora e produtora graduada em Instrumentos, Educação Artística e Educação Musical, pela Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP. Mestra em Pedagogia Musical, pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo com o trabalho científico “O ouvido como centro das interações perceptivas no processo artístico musical”. Foi professora do Conservatório Musical de Ribeirão Preto, Diretora do Centro de Comunicação e Artes da UNAERP, chefe do Departamento de Música e docente dos Cursos de Musicoterapia e Licenciatura Plena em Música. Na década de 1960 fundou a escola de música Curso Alvorada de Harmônica. De 2001 a 2010 promoveu os Encontros Nacionais de Acordeonistas de Ribeirão Preto na Fazenda Santa Estela, Distrito de Jurucê, Município de Jardinópolis. É membro da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto. Ocupa a cadeira 48 cuja patrona é a imortal professora e pianista Diva Tarlá de Carvalho, autora do Hino a Ribeirão Preto. É também Cidadã Ribeirãopretana, título conferido pela Câmara Municipal pelos serviços prestados à cidade de Ribeirão Preto, como professora e artista.

Meire Genaro: Graduada em Instrumentos com especialização em Didática para Ensino de Magistério Superior, apresentou o trabalho científico “O macrocosmo do Mikro Kosmo Bela Bartók” - ambos os títulos foram conquistados pela Universidade de Ribeirão Preto – Unaerp. Na área Acadêmica, lecionou no “Curso Alvorada de Harmônicas”, foi docente do Departamento de Música da Universidade de Ribeirão Preto - Unaerp. Como solista, realizou diversos concertos em Ribeirão Preto e região. Ocupa a cadeira n.º 64, da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto - ALARP cujo patrono é o imortal violonista ribeirãopretano Horvildes Simões. Participa desde 1986 do Duo de Acordeons Gilda Montans e Meire Genaro. Atualmente atua como professora de acordeon em sua residência.

Gloria Machado: Doutora em música pela Catholic University of America onde também atuou como docente, recebeu bolsa de mestrado da Organização dos Estados Americanos (OEA) junto à The Católicos University of America, em Washington, tendo desenvolvido pesquisas na área de pedagogia pianstica, priorizando o repertório latino-americano. Em 1993 recebeu o título de Doctor of Musical Arts pela mesma The Catholic University of America, onde também atuou como docente. No Brasil foi solista frente a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Nos Estados Unidos apresentou-se com o Quinteto Brass’il no Hall of the Américas. Participou como solista e em duo com a pianista norte-americana Marilyn Neeley em recital de música latino-americana, durante a Oitava Conferência Interamericana de Educação Musical, realizada em Washington, D.C. “Gloria Machado possui uma afinidade particular pela música da América do Sul. Seu instinto nato por essa música é raramente encontrado em pianistas internacionais. Ela é reconhecida nos Estados Unidos como uma excelente artista brasileira.” (Fernando Laires, presidente da American Liszt Oscites). Ainda nos Estados Unidos apresentou-se em recitais e proferiu palestras sobre música latino-americana, com apoio da OEA, Embaixada do Brasil e Departamento de Estado Norte-americano.

Atendimento à Imprensa

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659

Jornalistas responsáveis: Luciana Grili, Andrea Berzotti, Valter Jossi Wagner

Colaboração: Juliana Castro e Gabriel Todaro (redação@verbo.jor.br)

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com