Negócios em Foco

Livro aborda segurança do trabalhador em intra logística


São Paulo - SP 21/03/2019 10h25

Com uma média de 800 mil acidentes ao ano, o Brasil se torna o 4° país que mais registra casos de incidentes no ambiente de trabalho, com isso, fica atrás somente da Índia, China e Indonésia, segundo dados coletados pelo CAT (Comunicação de Acidentes de Trabalho). Porém, esses números podem ser ainda maiores, se levar em consideração os casos não registrados, já que só são correlacionados aqueles que são levados ao órgão.

Desde 2012 até 2018, foram pagos 28,81 bilhões de reais em benefícios por conta de tais acontecimentos, os quais podem decorrer por diversos motivos, a começar por falhas humanas, ou até mesmo falta de segurança oferecida pelas empresas, nas atividades desenvolvidas pelos colaboradores. Os números ainda apresentam que a cada 48 segundos um trabalhador sofre acidente, ou seja, no período anterior, registrou-se 4,26 milhões de casos.

Com tantas ocorrências alarmantes e afim de diminuir essa realidade, a editora IMAM, através do seu diretor Reinaldo A. Moura, desenvolveram o ‘Manual de segurança na intra logística’, o qual explora as causas e os efeitos desses acidentes, e visa capacitar funcionários, empreendedores e equipes de forma geral.

Além disso, tem como propósito secundário incentivar a conscientização a respeito dos aspectos de segurança no trabalho em intra logística, que agrega às atividades de armazenagem, operação com empilhadeiras, manipulação de acessórios para elevação, estocagem e proteção nas docas, que podem conter cargas perigosas. Sem esquecer da manutenção de higiene nos ambientes.

“Quem já não curvou o corpo a 90° para erguer algo pesado e teve reações? Agora, imagine isso dentro de fábricas e centros de distribuição. Mesmo com auxílio dos utensílios, esses acidentes ocorrem na movimentação de material com peso elevado. O desconhecimento pode causar hérnias, e diversas consequências graves na coluna vertebral e virilhas, que chegam a afastar a pessoa de seu trabalho”, explica Reinaldo.

Segundo o autor do livro, não basta que a equipe saiba por alto, é preciso ler e consultar literatura  que apresentam técnicas próprias e aspectos de segurança, para que os “quase” acidentes, como ele cita, também sejam analisados e evitados.

O manual de segurança no trabalho na intra logística e armazenagem contém 430 páginas que exploram diversos métodos de prevenção a acidentes no ambiente de trabalho, com foco em logística. É publicado pela Editora IMAM, que completa 40 anos de dedicação à transferência de conteúdos técnicos as empresas.

Para adquirir o material, acesse: www.imam.com.br/livraria/livros.html

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com