Negócios em Foco

Colégio São Luís adota solução óptica Furukawa na rede de sua nova sede


São Paulo 28/09/2020 15h40

São Paulo, 28 de setembro de 2020 - No Colégio São Luís, instituição de ensino tradicional da capital paulista, o ano letivo de 2020 começou em novas instalações, construídas com o objetivo de oferecer a seus mais de 2.200 alunos o que há de mais moderno em infraestrutura e tecnologia de ensino. As 68 salas de aula, por exemplo, são equipadas com projetores interativos, que facilitam a apresentação de conteúdos multimídia e tornam as aulas mais dinâmicas e atraentes.

Para dar suporte a esses recursos e à demanda de comunicação de sua nova sede, o Colégio São Luís adotou a solução Laserway Furukawa, que utiliza tecnologia 100% óptica e permite implantar uma infraestrutura de rede avançada e preparada para o futuro. “Trata-se de uma solução inovadora no segmento de educação, que atende aos requisitos do Colégio no sentido de dispor de uma rede de alta performance e com boa relação custo-benefício”, afirma Candido Rodrigues, gerente comercial da Engemon, solution provider Furukawa responsável por esse projeto.

Implantado em pouco mais de 8 meses, o projeto envolveu o uso de backbone com cabos de fibra óptica pré-conectorizados - o que dispensou a necessidade de fusionamento de fibras e deu mais agilidade ao trabalho, permitindo o cumprimento do rígido cronograma da obra. Além disso, Rodrigues destaca como benefícios da implantação da solução Laserway a redução na instalação de infraestrutura de eletrocalhas e tubulações, a menor ocupação de espaços propiciada pelo uso de racks de tamanho reduzido e, ainda, a facilidade de integração com todos os sistemas de dados, CFTV e controle de acesso.

Para Wilson Martins, gerente de Tecnologia da Informação do Colégio São Luís, a redução de infraestrutura, de salas de equipamentos e a menor quantidade de cabeamento foram ganhos importantes obtidos com o projeto. Entre as vantagens da infraestrutura óptica implantada, ele ressalta a velocidade, disponibilidade, escalabilidade e segurança da rede, além da imunidade a interferências eletromagnéticas.

A solução Laserway vem atendendo todas as aplicações que passam pela rede de comunicação do Colégio São Luís, tanto cabeada como Wi-Fi. São aproximadamente 450 pontos de rede e cerca de 2 mil usuários conectados a ela (incluindo conexões Wi-Fi). “Hoje temos uma rede com menor latência, menos interferência e gerenciamento centralizado”, ressalta Martins.

Renato Laurato, diretor acadêmico da instituição de ensino, observa que a velocidade de conexão com a internet tem importância fundamental para a realização das atividades educacionais, seja no modelo presencial ou no modelo híbrido. “Esse modelo híbrido exige que a apresentação do professor, oral e escrita, chegue com boa qualidade até os alunos que estão acompanhando as atividades”, afirma. “Assim, é essencial garantir a conexão e a boa qualidade do sinal de internet, uma vez que essas atividades são organizadas via notebook conectado ao projetor interativo”, acrescenta.

Laurato explica que o ambiente digital é todo organizado dentro da plataforma Microsoft Teams, pela qual a área de Tecnologia Educacional do Colégio permite o acesso dos alunos às atividades pedagógicas e a outros recursos didáticos. “Com os recursos disponíveis, tal transformação e rearranjo puderam ocorrer de maneira mais ‘transparente’, isto é, em um ambiente permeado por uma tecnologia de ponta que permite que professores e alunos mantenham o foco voltado ao aprendizado”, conclui Laurato.

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com