Negócios em Foco

8 dicas para motivar sua equipe: mais fácil do que você imagina!


São Paulo 14/01/2020 10h27

Está cada vez mais comum que as empresas busquem diversas formas para que seus colaboradores fiquem satisfeitos durante a realização de suas atividades corporativas.

Isso porque, atualmente, as buscas por empresas que oferecem mais benefícios, tanto profissionais quanto pessoais, são as mais disputadas no mercado de trabalho.

Por isso a pesquisa por formas de motivar a equipe tem aumentado, já que trabalhar a retenção de funcionários é um investimento muito menor do que demitir (ou perder) e contratar novos colaboradores.

Mais conhecida como turnover, é a taxa de rotatividade de funcionários de uma empresa, que não pode ser maior ou menor do que o normal.

Ficou interessado para saber quais as melhores estratégias para manter a sua equipe motivada? Primeiro entenda melhor o que é o turnover e como lidar com ele. Vamos lá!

Entenda o que é turnover

Como dito anteriormente, o turnover nada mais é do que a taxa de rotatividade dos colaboradores que acontece dentro de uma corporação.

É insatisfatório ter que demitir ou ter colaboradores pedindo demissão. Isso é sinônimo de que alguma coisa está errada e a culpa pode ser da empresa.

Além disso, o custo com demissão e admissão são altos e nenhuma empresa que ficar passando por isso constantemente.

Por isso é trabalhado a redução de turnover, que pode ter ligação diretamente com colaboradores desmotivados.

Sendo assim, um dos passos é investir em estratégias de motivação para a sua equipe.

Conheça as melhores estratégias de motivação

Há diversas formas de mostrar para a sua equipe que você está junto com eles, não somente como um líder, mas também como alguém disposto a ajudar sempre que for necessário.

Não à toa, em uma pesquisa da Blanchard Company, 32% do temido turnover pode ser efetivamente evitado se a liderança tiver habilidades satisfatórias e souber colocá-las em prática de forma correta com a sua equipe.

A partir disso, vamos às dicas de estratégias para aumentar a motivação da sua equipe:

Responsabilidade

Se algo der errado, não busque somente o culpado, mas sim o que o fez cometer aquele erro. Se você é um líder, pense se você ensinou, deu suporte e resolveu dúvidas do seu colaborador.

Se for necessário, assuma a responsabilidade e tire um tempo com a sua equipe para fazer com que isso não se repita. O suporte dará motivação para que eles possam se especializar ainda mais.

Comunicação

Seja, além de tudo, uma boa pessoa. Conheça as pessoas da sua equipe profissionalmente e até mesmo de uma forma mais particular, caso se sintam à vontade.

Para isso converse sobre suas motivações, seus sonhos, qual o desejo delas ali dentro da empresa e entenda como cada um trabalha de certa forma. Isso ajuda você a ter mais empatia.

Reconhecimento

Sabe aquele líder que só fala com o colaborador para reclamar de alguma coisa? Não seja ele! Trabalhar com feedbacks negativos e positivos é essencial para o desenvolvimento da sua equipe.

Dessa forma, quando um trabalho for bem feito, elogie particularmente ou até mesmo em público, para que o colaborador saiba que está no caminho certo.

Funções e desafios

É sempre bom você saber trabalhar com a sua equipe sabendo respeitar a particularidade de cada um, entendendo quem pode desenvolver uma função da melhor forma.

Além disso, cuidado ao entregar novos desafios. Também é necessário saber quem tem o perfil de lidar com tal situação, ou você pode causar um estresse desnecessário na equipe e nos resultados.

Benefícios

Oferecer ao colaborador a possibilidade de usufruir de alguns benefícios é algo que realmente o motiva, tanto a escolher a empresa, quanto a ser um bom colaborador na equipe.

Para isso, não deixe de disponibilizar os benefícios que são mais procurados no mercado de trabalho: convênio odontológico, médico, vale-refeição e vale-transporte.

Sendo extremamente importantes para cuidar da saúde, bem-estar, autoestima e tantas outras coisas do seu colaborador, são investimentos indispensáveis.

Treinamentos

Pode parecer óbvio, mas muitas empresas não disponibilizam tempo e dedicação para passar treinamentos aos colaboradores, o que é um grande erro.

Isso porque, quanto mais o colaborador for treinado, mais ele estará apto para realizar as funções que são delegadas e entregará os resultados esperados.

E a satisfação de ver o crescimento profissional da sua equipe será algo inesquecível.

Necessidades

Pode ser que você não tenha percebido a falta de alguma coisa que está chateando sua equipe, como algum treinamento específico, algum material, ferramenta ou até mesmo novos colaboradores para lidar com a demanda de trabalho.

Para ser um bom líder e ter uma equipe bem motivada, é necessário tentar atender aos pedidos de mais importância da equipe.

Nem sempre você conseguirá, mas mostrar que tentou e que está lá para tentar resolver é algo que também passa uma boa imagem aos seus colaboradores.

Planejamento e metas

Mostre para cada colaborador a sua meta pessoal, mas também a da equipe. Construa ela baseada em curto, médio e longo prazo, como uma meta mensal, uma semestral e uma anual, por exemplo.

Mas tenha em mente que a meta de curto prazo deve ser mais estudada, pois ela que dirá como será o resultado das outras.

Por isso, é importante tirar um tempo todo mês com cada colaborador para determinar juntos uma meta alcançável.

Tenha a melhor equipe da empresa, ou melhor, do mercado!

Não esqueça que está em jogo o turnover da empresa e suas habilidades como líder para mostrar que a sua equipe está se saindo muito bem.

Após você colocar essas dicas em prática sem medir esforços, não será tão difícil observar uma grande mudança no clima entre os seus colaboradores.

Além disso, verá como os resultados serão atingidos com mais facilidade, trazendo uma grande satisfação não somente para a empresa, mas também para você como líder da equipe.

Assumir responsabilidade de coordenar uma equipe pode parecer difícil e um grande desafio, mas é apenas uma questão de adaptação e esforço. Seja o melhor líder para excelentes resultados!

Conteúdo produzido por Sther Freire | Produtora de conteúdo na Ideal Odonto


Mais informações:

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com