Negócios em Foco

Clube Paineiras do Morumby comemora 59 anos de trajetória de sucesso


São Paulo, SP 22/10/2019 13h58

Os cinquentas e novos anos do Clube Paineiras do Morumby

Capa da revista de agosto do Clube Paineiras

Enquanto os clubes e associações mais tradicionais da cidade vivem uma crise com o envelhecimento do quadro de seus associados, o Clube Paineiras do Morumby comemora sua trajetória de sucesso, consolidada por gestões inovadoras e participativas. Veja como:

Os cinquentas e novos anos do Clube Paineiras do Morumby

No mês de agosto, o Clube Paineiras do Morumby festeja seu 59ª aniversário. Inaugurado em 1960, o Paineiras chega à nova idade com motivos de sobra para comemorar sua história de sucesso e dá início à contagem regressiva para o grandioso aniversário de seus 60 anos, em 2020. A começar pela gestão inovadora da diretoria recém-eleita e empossada no início de 2019, presidida pelo engenheiro Sergio Nabhan.

Em seus 120mil m² que abrigam uma reserva de 30mil m² de mata nativa preservada, um vasto complexo esportivo com estrutura de ponta e diversas opções de atividades sociais, o Clube Paineiras do Morumby é considerado um oásis de tranquilidade e segurança em meio ao caos urbano. Mas não é só isso.

Um dos pontos fortes do Clube é ter adotado ao longo desses 59 anos uma sequência de gestões austeras e participativas que garantiram ao Paineiras uma trajetória saudável e consistente. O clube disponibiliza um total de 5.300 cotas, em títulos familiares. Cada núcleo familiar tem o direito de agregar parentes próximos, como sogros, tios ou primos, atendendo, portanto, a um quadro associativo composto por aproximadamente 25 mil pessoas, de idades que variam de 0 a 100 anos. Ainda disponibiliza agradáveis espaços de lazer como Sala de Leitura, Cineteatro - com 228 lugares, Biblioteca - com áreas infantil e adulta - e um complexo com 13 salas para abrigar os 2.000 alunos dos cursos promovidos pelo departamento Sociocultural, que inclui o Centro Cultural, a Brinquedoteca e o SEARTI. Mas o grande diferencial dessa gestão é vislumbrar o próximo passo que o Clube deve dar e garantir soluções cada vez mais completas para resolver os diversos aspectos da vida de seu associado. Para isso, oferece, dentro do clube, serviços como farmácia, lavanderia, cabeleireiro, agência bancária, banco 24 horas, barbearia, lojas, restaurantes, palestras, exposições e até uma escola de primeiro grau bilíngue – iniciativa que está sendo implantada por essa nova diretoria.

Outro ponto importante dessa gestão é seguir uma diretriz de crescimento sustentável para o Paineiras nos próximos 10-15 anos. A ideia é baseada no Plano Diretor do Clube - elaborado a partir de resultados de pesquisas realizadas com o público interno da associação e pensado não apenas para balizar essa, mas as futuras gestões e gerações paineirenses. O Plano Diretor é uma ferramenta que estabelece a melhor forma de utilizar cada pedaço do território do Clube e garantir a função social da instituição, visando um crescimento orgânico, planejado, estruturado e sustentável, com destaque para os anseios de seu quadro associativo, focando em áreas que necessitam de mais atenção.

Além dos cuidados com o patrimônio histórico da instituição, composto por construções em estilo brutalista, referência da arquitetura dos anos 60 e assinadas por profissionais como Carlos Millan e Paulo de Mello Bastos, o investimento na manutenção do patrimônio invisível do clube, como as obras do subsolo de quadras que apresentavam rebaixamentos, também são consideradas uma prioridade pela administração.

Outra aposta arrojada da nova diretoria é o fortalecimento do departamento de marketing do Paineiras. Para isso, a instituição foi buscar o know-how necessário em outros segmentos de negócios, reunindo uma equipe que trabalha em consonância com a estrutura organizacional e operacional da associação e alinha os objetivos do clube às demandas de mercado. A meta é atualizar e consolidar o posicionamento da marca Paineiras, mantendo-a competitiva em um mercado cada vez mais complexo. Com esse desafio, o departamento é responsável por liderar uma verdadeira gestão de inovação - missão extremamente arrojada no universo de clubes, historicamente mais conservador. E os resultados dessa aposta já se fazem presentes: a nova equipe está à frente da atual revista do Paineiras - que há 6 meses passou a ter um novo projeto gráfico e editorial, com a ampliação do escopo de seu conteúdo. A nova equipe também é responsável pela criação das estratégias de gestão em redes sociais, amplificando consideravelmente a eficiência desses canais e colocando o clube no mapa das redes sociais. Além disso, estrutura o trabalho de comunicação e relações públicas, contando com o trabalho de uma assessoria de imprensa, que divulga para a grande mídia as principais atividades da associação bem como de sua equipe esportiva.

Reconhecido internacionalmente como um dos principais celeiros de atletas de alto rendimento, o Paineiras do Morumby mantém 3.800 alunos matriculados na escola de esportes do Clube. Possui um complexo esportivo composto por sete piscinas aquecidas, sendo uma olímpica, uma piscina kids e cinco piscinas sociais, duas quadras de peteca, quatro quadras de areia, quinze quadras de tênis, três ginásios, pista de skate, pista de atletismo, um campo de futebol (medidas oficiais), um campo de society, fitness completo, sala de levantamento de peso olímpico, cancha de bocha, além de salas para atividades específicas como pilates, boxe, yoga, dentre outras. Por lá, já passaram nomes tops do tênis, como Jayme Oncins e Roberta Burzagli, que disputaram o circuito profissional da modalidade. Dos atletas ainda em atividade, estão Flávio Saretta, Rogério Dutra, Tiago Lopes, Thomaz Bellucci, Júlio Silva, Thiago Alves, entre outros. Mas, o Paineiras ainda reúne talentos como os jovens nadadores Lucas Tudoras e Stephanie Balduccini, grandes recordistas do Sul-americano 2019, os judocas Rafael Buzacarini e Eduardo Katsuhiro - selecionados para disputarem o mundial no Japão e as Olimpíadas de Tóquio, e Ana Beatriz Mantelatto - que integra a equipe da Seleção Brasileira de Pólo Aquático. Com uma área formativa tão forte, a nova diretoria da casa ainda estuda a possibilidade de, no futuro, desenvolver uma política de retenção desses atletas.

A captação de novos sócios e a permanência dos filhos de associados que se casam e formam uma nova família também são assuntos que requer a atenção dos gestores do Paineiras do Morumby. O clube retém uma pequena cota de títulos que comercializa pela tabela cheia e somente em momentos ou situações específicos adota uma política de diminuição de taxas. No último ano, 600 filhos de sócios voltaram a frequentar o Clube.

Em 24 de agosto, dia do 59º aniversário do Paineiras, o clube promoveu o tradicional baile da instituição e trouxe, apenas para os associados e seus convidados, no Salão Nobre, a apresentação da icônica banda Roupa Nova. A festa também contou com um DJ, que comandou hits e flashbacks para animar a pista depois do show.

Clube Paineiras do Morumby

Av. Dr. Alberto Penteado, 605 - Morumbi, São Paulo - SP, 05678-000

Contato | Anuncie
Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados.

Negócios em Foco

Notícias empresariais

Localização
São Paulo - SP, Brasil

E-Mail
redacao@negociosemfoco.com